Saúde

HOSPITAL SANTA IZABEL COMPLETA 700 CIRURGIAS ROBÓTICAS

As realizações têm alcançado precisão e excelente desempenho, favorecendo a recuperação dos pacientes.
Jose Candido Montal de Abreu , Salvador | 16/07/2021 às 18:14
Cirurgia Robótica
Foto: divulgação
As cirurgias assistidas por robô estão crescendo num ritmo sem precedentes no Hospital Santa Izabel (HSI). Este mês, o hospital completa a expressiva marca de 700 cirurgias robóticas realizadas depois de registrar a marca recorde de 52 intervenções programadas. As realizações têm alcançado precisão e excelente desempenho, favorecendo a recuperação dos pacientes.

Este avanço tecnológico é ressaltado pelo provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves. “O Hospital Santa Izabel permanece investindo para aperfeiçoar tratamentos, ampliar a segurança e eficiência da assistência e contribuir com o desenvolvimento científico da saúde na Bahia”, afirmou.

Os pacientes que fizeram cirurgia assistida por robô tiveram excelente recuperação. O robô alcança áreas que as mãos humanas têm mais dificuldade. Além disso, a habilidade no uso do equipamento pode levar a um procedimento menos invasivo e a uma recuperação positiva para o paciente. "Além da moderna plataforma e de toda uma retaguarda hospitalar de ponta que os procedimentos tenham resultados muito positivos”, diz Dr. Luís Martinho, coordenador do Programa de Robótica do Hospital Santa Izabel.

Palavra de especialista:

“A cirurgia robótica se consolida na Bahia graças ao pioneirismo do Hospital Santa Izabel. Cirurgiões e pacientes de todo o estado têm se beneficiado da estrutura disponibilizada no HSI.” Dr. Eduardo Café, urologista especializado em cirurgia robótica e supervisor do Programa de Residência Médica em Urologia do HSI.

“A cirurgia robótica revolucionou o tratamento cirúrgico dos procedimentos de grande porte em todo o mundo. Sua chegada na Bahia representou uma nova era da medicina em nosso estado. Agradeço ao Santa Izabel pela coragem de ter iniciado o primeiro programa. ” Dr. Nilo Jorge, urologista especializado em cirurgia robótica.

“A cirurgia robótica vem como uma mudança na forma de operar. Traz uma nova visão e mais precisão nos movimentos cirúrgicos, buscando assim uma melhor recuperação dos pacientes. ” Dr. Ramon Mendes, coloproctologista especializado em cirurgia robótica.

O Santa Izabel foi o primeiro hospital baiano a realizar cirurgia com o uso do robô, um equipamento bastante utilizado hoje em procedimentos cirúrgicos de alta performance e precisão nos grandes centros mundiais. As operações com o equipamento impactaram positivamente também numa busca maior por capacitação e na produção científica, com a apresentação de trabalhos em congressos e iniciativas voltadas para a atualização profissional
contínua.