Saúde

ATENÇÃO INTEGRAL MARCA 30 ANOS DA CLÍNICA ANNA PAOLA NOYA GATTO

Clínica da Mulher completa três décadas de atuação com foco em inovações e ampliação do seu corpo clínico
Cris Felix , Salvador | 10/05/2021 às 18:51
Dra. Anna Paola Noya Gatto
Foto: divulgação
A atenção e o cuidado integral à mulher em toda a sua pluralidade. É assim que trabalha a Clínica da Mulher - Anna Paola Noya Gatto, que completa 30 anos de atuação em Salvador neste mês de maio de 2021. Com mais de 96 mil pacientes atendidas, a clínica soma hoje um corpo clínico de 52 médicas, atuando em nove especialidades, inteiramente dedicadas ao cuidado das mulheres, da adolescência à maturidade. Neste marco de três décadas, a Clínica da Mulher aposta em uma das máximas que sustenta desde a sua fundação, em 1991: o pioneirismo.

Prevenção e diagnóstico precoce para o câncer e outras doenças que acometem as mulheres sempre foram a principal missão da Clínica da Mulher. E, muito antes da campanha Outubro Rosa se institucionalizar no Brasil, o que aconteceu a partir de 2010, a diretora médica da clínica, a mastologista Anna Paola Noya Gatto, já promovia por aqui ações e campanhas de atenção ao câncer de mama.

“Vim de uma especialização na Itália e por lá, no início dos anos 90, já se realizavam campanhas preventivas que eram responsáveis por, naquela época, diagnosticar precocemente 80% das pacientes acometidas com câncer de mama. Enquanto que no Brasil esse número não chegava a 25%. Por isso, já no segundo ano da Clínica da Mulher, em 1992, criei a primeira ação a falar sobre isso na Bahia: a campanha ‘Seja um beija-flor, faça a sua parte’”, lembra a Dra. Anna Poala.

As ações foram sucessivas até 1995, quando ganharam ainda mais projeção a partir de uma parceria com o Rotary Club da Bahia. O trabalho fortaleceu ainda mais o propósito da clínica que cresceu, mudou de sede – saindo do Centro Médico do Vale, no bairro do Canela, onde esteve por 10 anos, e aportando, em 2005, no Centro Integrado de Saúde Professor Fernando Filgueiras, na Garibaldi – e passou a oferecer, mais uma vez de forma pioneira, um atendimento multidisciplinar de atenção integral à saúde da mulher.

Mulheres cuidando de mulheres – Hoje, chegando a uma marca de mais de 96 mil pacientes atendidas, a Clínica da Mulher conta com uma equipe inteiramente feminina e um corpo clínico formado por mais de 52 médicas nas especialidades de Mastologia, Ginecologia, Endocrinologia, Angiologia, Urologia, Proctologia, Nutrição, Oncologia e, a mais recente entre elas, Dermatologia.

Tendo a saúde integrativa como diferencial, as médicas trabalham seus atendimentos de forma interligada entre as suas diversas especialidades, o que garante o cuidado integral da saúde das pacientes de forma otimizada. “Consultas e exames de imagem podem ser feitos em um único turno ou dia, de acordo com os nossos programas de cuidado à saúde que são o ‘Check-Up da Mulher por faixa etária’, um programa de incentivo ao cuidado da saúde da mulher, desenvolvido desde 2005, que oferece até oito especialidades, além dos exames de mamografia e ultrassonografia personalizados por faixa etária que vai dos +20 ao +80, e os ‘Cuidados por especialidade’, em que a paciente realiza a consulta e os exames relacionados à especialidade escolhida”, destaca a diretora médica.

Novas tecnologias – O pioneirismo vem também na busca por inovação. Após recente parceria com a Bioma4me, a clínica é a primeira na Bahia a oferecer o exame de sequenciamento genético de microbiota intestinal. Tecnologia de ponta aplicada à saúde, o exame faz um escaneamento do intestino identificando, através da leitura do DNA, milhares de tipos de bactérias que habitam nosso corpo.

“É uma forma importante de identificar bem precocemente uma série de patologias importantes que podem acometer as mulheres, ajudando na prevenção de várias doenças, na aplicação de tratamentos bastante eficazes e personalizados e fortalecimento da imunidade”, destaca a Dra. Anna Paola.

Além do sequenciamento, a clínica trabalha com equipamentos de alta tecnologia para exames por imagem como, por exemplo, o mamógrafo Digimamo D, da empresa VMI, e os aparelhos de ultrassonografia XARIO 200G e 200P, da Canon, com alta capacidade de resolução e sensibilidade, aumentando a segurança no diagnóstico por imagem.

Cuidar Bem Mulher - Sensível ao momento de crise e preocupada em cuidar integralmente da saúde de suas pacientes, a clínica implementou em julho o Programa Cuidar Bem Mulher. Sem restrições a doenças preexistentes, carência ou limite de idade, o programa oferece por meio do Cartão Cuidar Bem Mulher condições especiais e uma tabela diferenciada com acesso a todos os serviços oferecidos pela clínica com preços exclusivos e reduções que variam de 20% a 50%.