Saúde

BRASIL OCUPA 5ª POSIÇÃO COMO PAÍS QUE MAIS VACINA CONTRA COVID 19

Ministério da Saúde ultrapassa marca de 53 milhões de doses de vacinas distribuidas
Tasso Franco , da redação em Salvador | 19/04/2021 às 11:29
Ministro da Saúde em Campina Grande
Foto: MS
  Em visita ao município de Campinha Grande (PB), neste sábado (17/04), o ministro Marcelo Queiroga anunciou a chegada de mais 4 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca. Os imunizantes irão reforçar a vacinação da população brasileira contra a covid-19. A entrega é resultado do diálogo que o Governo Federal vem mantendo com os laboratórios. Hoje, o Brasil ocupa a 5º posição de país que mais vacina e o 9º lugar no ranking global por 100 mil habitantes.

Em visita aos hospitais, Queiroga lembrou os esforços que o Governo Federal realiza para a compra de vacinas - considerando a eficácia e segurança dos imunizastes autorizados pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
“O Governo Federal tem se empenhando muito. Recentemente nós conseguimos a antecipação de 15 milhões de doses da vacina da Pfizer, que chegarão até junho, e, agora para maio, conseguimos, através do consórcio internacional Covax Facility, mais 4 milhões de doses. Estamos avançando, mas precisamos da união de todos”, disse.
 
O ministro destacou a necessidade do trabalho em conjunto entre os governos federal, estaduais e municipais, para avançar na vacinação. “Temos que trabalhar de maneira harmônica para atingir os objetivos que são de todos”, afirmou.
 
Durante a visita à Campina Grande, o chefe da pasta da Saúde visitou o Hospital Municipal Pedro I, referência no tratamento da covid-19, a maternidade do Instituto Elpídio de Almeida, que atende pacientes de pelo menos 186 municípios paraibanos, além do Núcleo de Tecnologia Estratégica em Saúde (NUTES) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
 
“O Ministério da Saúde tem uma parceria para transferência de tecnologia para o SUS, junto ao NUTES, como monitores, desfibriladores, que compõe as UTIs e aumentam as chances dos brasileiros que têm covid-19, e os que não têm, alcançarem uma expectativa de vida maior”, pontuou Queiroga. “O estado (da Paraíba) tem potencial para produzir tecnologias de ponta para auxiliar o Sistema Único de Saúde (SUS)”, concluiu.
 
No início da tarde deste sábado (17/04), Queiroga visitou ainda o município de Patos (PB). O ministro foi a Unidade de Saúde da Família, que realiza um importante trabalho na atenção primária à saúde dos habitantes.