Saúde

SALVADOR BATE RECORDE E VACINA MAIS DE 16.000 NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA

Salvador se aproxima de vacinar 10% de sua população
Tasso Franco , da redação em Salvador | 26/03/2021 às 08:52
Vacina em Salvador
Foto: Jefferson Peixoto
  Salvador bate recorde com mais de 16 mil pessoas vacinadas em um dia
 

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom

 

Salvador bateu recorde de pessoas vacinadas num único dia de campanha nesta quinta-feira (25): foram mais de 16 mil doses aplicadas em idosos com 69 anos ou mais. Com os números, a capital baiana ultrapassou a marca de 274 mil vacinados.

Desse total, mais de 74 mil indivíduos já completaram o esquema vacinal com a aplicação das duas doses do imunizante no município. De acordo com o secretário municipal da Saúde, Leo Prates, a estrutura montada pela gestão com 26 pontos de imunização entre drives e postos fixos, além de mais de 1,5 mil profissionais envolvidos em toda operação, foram fundamentais para o sucesso da estratégia, mesmo com o grande volume de procura pelas doses.

“A vacina é a maneira mais eficaz de contermos a pandemia. Chegamos a uma significativa marca de 16 mil pessoas vacinadas hoje e o que deve ser chamado a atenção é o nível de organização que demonstramos mesmo com o grande volume de procura nos postos. Esperamos que o Ministério da Saúde encaminhe novas doses para a gente continuar com o ritmo acelerado da imunização em nossa cidade”, destacou.

Quilombolas – Os moradores das comunidades quilombolas da Ilha de Maré começarão a ser imunizados contra Covid-19. Nesta sexta-feira (26), as equipes da Secretaria Municipal da Saúde irão até a localidade de Bananeiras, quando cerca de 500 pessoas entre 18 e 59 anos que residem no local receberão a primeira dose do imunizante.

“Montamos todo esquema de logística para atender o povo quilombola da ilha de Maré que faz parte do grupo prioritário previsto no Plano Nacional de Imunização. Contaremos com o apoio da Guarda Civil Municipal no transporte das doses para assegurar a vacinação dessa importante população”, afirmou o secretário da SMS.

Na próxima segunda-feira (29), as equipes de imunização vacinam os quilombolas de Praia Grande. Já na terça-feira (30), será a vez dos moradores das comunidades de Martelo e Maracanã serem beneficiados.

Todas as comunidades quilombolas de Ilha de Maré que compõem o público eletivo para a vacinação têm certificação que as reconhecem como povo de quilombos. No período recomendado para a aplicação da segunda dose do imunizante, os vacinadores da Prefeitura retornarão aos locais para completar o esquema vacinal dessa população.