Saúde

GAPA PROMOVE JOGO DE FUTEBOL PARA DIFUNDIR AÇÕES CONTRA A AIDS

Vide
| 29/11/2008 às 23:34
   O Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS da Bahia - GAPA-BA - promove, na próxima segunda-feira, dia 01 de dezembro, um ato que celebra o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Nesta data, uma partida de futebol entre times mistos e jogadores veteranos dos clubes Vitória e Bahia será realizada no campo da Associação Felipense, na entrada da Boca do Rio (orla).
 
  O jogo simboliza o grupo social selecionado pelo GAPA-BA e pelo Ministério da Saúde para servir de foco para a campanha 2009 de combate à AIDS: homens heterossexuais maduros. A escolha se justifica pela crescente incidência de casos de infecção entre essas pessoas. "Para representar o grupo, nada melhor do que o futebol, que é um ícone do universo masculino. Será um jogo solidário, onde todos irão ganhar", afirma Harley Henriques, presidente do GAPA-BA.


  Numa análise social, a razão desse aumento é clara: a terceira idade - homens acima de 50 anos - ganhou uma nova vida sexual, com o avanço da Medicina e a descoberta de pílulas estimulantes sexuais, como o Viagra. Animados, eles passaram a fazer sexo fora do casamento, contraindo a infecção e até retransmitindo ela para suas esposas. "O fato é que não houve um trabalho de conscientização de proteção para esses homens. Eles não usam camisinha porque nunca precisaram usar. Quando eram adolescentes, a epidemia da AIDS ainda não havia acontecido no mundo", explica Henriques. E, hoje, como conseqüência, a doença cresce justamente nessa camada da população.


Em função da nova preocupação de conscientização, o Ministério da Saúde elegeu o tema Sexo não tem idade, proteção também não como mote da campanha 2009. Nesse mesmo viés, o GAPA-BA acaba de lançar o slogan Nessa luta todos vestem a mesma camisa, aproveitando ainda o gancho da partida de futebol solidária. Afinal, o objetivo não será vencer o jogo - apesar da clássica rivalidade entre os clubes baianos, mas, sim, unir forças em prol da mesma causa.


No final da partida, representantes de ambos os times entram em campo carregando duas enormes fitas da solidariedade (tradicional símbolo vermelho da luta contra a AIDS), sendo uma nas cores do Vitória e outra nas cores do Bahia. Após isso, as fitas se fundem, formando um coração que simboliza a união da sociedade, enquanto os jogadores veteranos são premiados com medalhas e troféus. O objetivo do ato, claro, é lançar um grande sinal de alerta à população para um problema que cresce cada vez mais: a epidemia da AIDS.