Salvador

MORAR MELHOR CHEGA AO COSTA AZUL: MAIS 100 CASAS REFORMADAS PELA PMS

Programa de grande alcance social
Tasso Franco , da redação em Salvador | 13/01/2026 às 11:59
Prefeito Bruno Reis e Josevania Freitas
Foto: Valter Pontes


O prefeito Bruno Reis entregou, na noite desta segunda-feira (12), 100 casas reformadas pelo projeto Morar Melhor, na rua Desembargador Manuel Pereira, no bairro do Costa Azul. Esta é a primeira vez que o projeto contempla a comunidade. A iniciativa promoveu melhorias estruturais nas moradias, com intervenções que incluíram troca de telhados, pisos, portas e janelas, revestimento, pintura de parede, adequações elétricas e hidráulicas, além do reforço na ventilação e iluminação dos ambientes.

Durante a entrega, o prefeito destacou a importância do projeto para a transformação da vida das famílias atendidas. “Desde o primeiro momento que cheguei, a forma como fui recebido, com tantos beijos, abraços e pedidos de fotos, mostra que estamos no caminho certo e que devemos acelerar cada vez mais. Esse amor recarrega as nossas baterias e reforça o compromisso de seguir firme para transformar ainda mais a nossa cidade”, afirmou.

O prefeito ressaltou, ainda, o impacto social da iniciativa ao entrar na casa das famílias. “As pessoas estão acostumadas a ver a prefeitura trabalhar da porta para fora, com obras de rua, iluminação, coleta de lixo. Quando a gente bate na porta dizendo que vai reformar a casa, muitos custam a acreditar”, disse.

Entre as moradoras beneficiadas está Josevania Freitas dos Santos Barreto, de 54 anos, conhecida como Vânia. Diarista e residente da comunidade há 23 anos, ela conta que a casa onde mora apresentava infiltrações no telhado, goteiras frequentes, fachada sem reboco e paredes internas descascando e com mofo. Com o projeto, o imóvel passou por uma requalificação completa. Os serviços realizados incluíram troca do telhado, instalação de calhas, substituição de portas e janelas, reboco externo, pintura interna e externa, nova instalação elétrica, além da reforma do banheiro, com novo revestimento e troca do kit sanitário (vaso e pia).

Corredora e criadora de conteúdos sobre o esporte nas redes sociais, Vânia revelou que, antes da reforma, sentia vergonha de gravar vídeos dentro de casa e até evitava atender chamadas de vídeo. Hoje, a realidade é diferente. “Eu moro nessa casa tem 23 anos. As paredes estavam com muito mofo, o telhado preto, quando chovia, molhava dentro de casa. Agradeço ao prefeito por reformar minha casa. Ficou melhor do que eu esperava, ficou maravilhosa. Eu até escolhi a cor. Agora eu posso fazer meus vídeos, gravar em qualquer lugar da casa, até fazer live. Antes eu só conseguia gravar em um cantinho. Hoje eu realizei um sonho”, relatou, emocionada.

A história de Dona Vânia foi citada pelo prefeito como exemplo do impacto do projeto na vida das famílias atendidas e da necessidade de seguir ampliando a iniciativa: “A Dona Vânia é mãe solo, trabalha como diarista, atleta, cheia de disposição, mas o dinheirinho não sobrava para fazer a reforma. É por histórias como essa que seguimos ampliando esse projeto”.

Durante a entrega das casas, o prefeito também anunciou que outras residências da comunidade, que não haviam sido cadastradas inicialmente, serão contempladas e terão as obras iniciadas de imediato. Além disso, prometeu, ainda, reformar a praça da comunidade e instalar um parque infantil, ampliando os espaços de lazer para moradores e crianças da localidade.

Morar Melhor – O projeto Morar Melhor já beneficiou mais de 60 mil famílias em diversas localidades de Salvador. Reconhecido como uma das maiores iniciativas de melhorias habitacionais do país, já serviu de modelo para ações semelhantes em outras cidades e estados. As residências contempladas são selecionadas a partir de critérios técnicos, como precariedade dos bairros (com base em dados do IBGE), predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento, maior incidência de famílias em situação de pobreza e de mulheres chefes de família.