Salvador

CAMPO GRANDE TAMBÉM MONTA CAMAROTES SEM SINALIZAÇÕES PARA PEDESTRES

Uma obra grande com movimentação de caminhões sem sinalizações; parece que não temos jeito
Tasso Franco , da redação em Salvador | 08/01/2026 às 18:37
As pessoas andam embaixo das estruturas
Foto: BJÁ
  A Prefeitura de Salvador enviou ontem um release dizendo que equipes de diversos órgãos da Prefeitura de Salvador fizeram uma vistoria nos circuitos de Carnaval do Campo Grande (Osmar) e do Pelourinho (Batatinha) nesta quarta-feira (7). 

  No dia anterior, os engenheiros, técnicos, analistas e outros especialistas da gestão municipal realizaram o mesmo trabalho no trajeto Barra / Ondina (Dodô), do Porto da Barra até a Av. Milton Santos. O objetivo foi verificar se as normas de segurança estão sendo cumpridas e identificar ajustes necessários para a realização da maior festa de rua do planeta.

  A vistoria observou, por exemplo, se a poligonal de manobra dos trios elétricos está sendo respeitada, questões relacionadas às rotas de fuga de pedestres e de ambulância, as áreas destinadas aos banheiros e a distribuição dos ambulantes. As equipes analisaram ainda se as estruturas dos camarotes estão sendo montadas de acordo com os licenciamentos, as delimitações dos espaços de mídia e a proteção das marcas, entre outros pontos.

  Bem, já tinhamos visto que no circuito Dodô (Barra-Ondina) estão montando os camarotes sem sinalizações nas áreas de circulação dos pedestres inclusive, também, na passarela dos ambulantes obra da PMS. Hoje, fomos ao Campo Grande verificar as instações das estruturas dos camarotes no circuito Osmar e verificamos a mesma coisa, sem sinalizações, as pessoas passando por debaixo das estruturas ou entre as estruturas (como se pode ver na foto).

   Uma senhora, por pouco, não recebeu um cano na testa. Estava atravessando o local e havia um caminhão sendo descarregado. Conmo não há um corredor de sinalização ela foi pelo passeio. No CG existe até um posto da Guarda Civil Municipal, mas, ao que podemos ver não havia nenhum GM no CG rondando. 

   Então, se é pra dizer que está havendo fiscalização, que se faça na real. (TF)