Salvador

ANDARILHO ESCAPA DE ASSALTO NO PORTO DA BARRA E GRUPO ATACA TURISTAS

Diariamente está acontecendo esses assaltos na Barra por grupo jovens
Tasso Franco , da redação em Salvador | 06/01/2026 às 17:58
Turistas sem proteção na Barra
Foto: BJÁ
  Após participar de sua caminhada no calçadão da Barra, o que faz com frequência quase diária, o Andarilho da Cidade da Bahia, jornalista TF, 80, escapou por pouco de um assalto por um grupo de 4 jovens em frente ao ponto de táxi da Rua Barão de Itapoan com Avenida 7 de Setembro, no Porto da Barra, no local conhecido como ponto do Açai junto ao estacionamento do Marazul Hotel.

   O jornalista estava à postos e em pé embaixo de uma árvore que fica no calçadão da Sete esperando a carona de sua esposa quando dois jovens se aproximaram simulando que estavam esperando um táxi e começaram a dialogar e observar o Andarilho, o qual desconfiou dos jovens e se afastou para uma árvore ao lado. Nesse momento se aproximaram mais dois jovens, um deles com cabelo pintado de branco e partiram para abordar o jornalista que correu, atravessou a rua e se protegeu na loja do Açai.

   Os jovens então mudaram o foco e se dirigiram em arrastão na direção do Restaurante Pereira, quando, em frente ao Pereira, assaltaram um pequeno grupo de turistas que fazia fotos da praia e do forte de Santa Maria. Um dos turistas reagiu e foi agredido a socos e pontapés, seu celular e carteira de notas foram furtados pelo grupo que saiu em disparada e acessou a Barão de Itapoan e seguiu em correria pela Marques de Caravales, com alguns turistas gritando "ladrões, ladrões".

  O jornalista TF se protegeu na loja do Açai e pessoas que estavam almoçando no restaurante ao lado se levantam e também se protegeram. O Calcadão da Barra está sem policiamento ostensivo e os furtos, roubos e assaltos estão acontecendo diariamente, de dia e noite. A PM tem uma base no Largo do Porto e também, eventualmente, fica uma viatura no Largo do Farol. Mas, não há duplas de "Cosme & Damião" circulando.

   A Guarda Municipal da Prefeitura embora tenha um posto na área do Farol não atua. Os cidadãos estão desprotegidos. E, diante da paisagem tão bela como é a do local os turistas usam celulares e fazem fotos. E são furtados. (TF)