Mostra é resultado de projeto que oferece 15 oficinas de arte-educação a alunos de baixa renda
Tasso Franco , da redação em Salvador |
11/12/2025 às 19:52
Mansão do Caminho
Foto:
Sorrisos nos rostos, talento nos pés, mãos e vozes, sentimento de esperança e demonstração de como a cultura transforma vidas são alguns dos registros que foram feitos no Festival Natal do Nordeste, que aconteceu nesta quinta-feira (11), na Mansão do Caminho.
Cerca de 500 crianças e adolescentes se apresentaram no evento, que foi uma mostra do desempenho alcançado durante o ano pelas turmas do projeto Um Salto para o Futuro, iniciativa desenvolvida pela Mansão do Caminho que possibilita a seus estudantes terem acesso a 15 oficinas de arte-educação gratuitas no contraturno escolar. Entre as modalidades, há balé, teatro, percussão, violino, violão e canto.
Na plateia, pais, professores, colegas e convidados se encantaram e se emocionaram com a demonstração de talento e dedicação dos artistas. No palco, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos que encontram na Mansão do Caminho educação de qualidade em tempo integral, refeições diárias, acesso à cultura e muito mais.
“A proposta do projeto é exatamente esta: aconchegá-las, recebê-las e, acima de tudo, amá-las. E estas crianças que têm uma vida, muitas vezes, difícil dão essa resposta a este investimento, através da apresentação, do esforço que fazem para dizer obrigado pelo estímulo que vocês estão nos dando para continuarmos sendo cidadãos dignos", comenta Solange Seixas, coordenadora do projeto e voluntária na obra social há mais de 30 anos.
Otávio Silva, de 14 anos, aluno da oficina de percussão, reforça esse sentimento: “Com todo o nosso esforço e trabalho conseguimos encerrar mais um ano de um jeito lindo, com toda a união de nossos colegas e professores, todo mundo nos ajudando a chegarmos nesse dia, e a gente poder brilhar”.
Projeto: O projeto Um Salto para o Futuro é desenvolvido pela Mansão do Caminho e viabilizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), por meio do patrocínio parcial da Larco Distribuidora de Combustível.
“São quase 500 famílias impactadas pelo projeto, que nos dá muito orgulho e alegria de apoiar, de patrocinar e de estarmos no dia a dia participando junto deles, com o pessoal de nossa empresa que faz questão de estar na rotina deles, vindo para a Mansão do Caminho, para fazer parte mesmo, estar perto como voluntário", cita Jennifer Pantoja, coordenadora de marketing da Larco Distribuidora de Combustível, que há dois anos torna viável a iniciativa, destinando parte de seu Imposto de Renda para financiar a manutenção do projeto.