Salvador

NATAL PARA TODOS NO CENTRO HISTÓRICO ACOLHE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Projeto amplia acesso de pessoas com deficiência ao Natal no Centro Histórico de Salvador


Tasso Franco ,  Salvador | 10/12/2025 às 10:54
Um Natal acolhedor
Foto: Otávio Santos

A Secretaria de Mobilidade (Semob), em parceria com a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), deu início na tarde desta terça-feira (9) às ações do projeto "Ser Cidadão, Ser Solidário", dentro da programação do Natal Salvador 2025. A primeira instituição a participar foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), cujos integrantes desembarcaram na Praça Municipal, onde foram recebidos pelas equipes e iniciaram a experiência inclusiva no circuito natalino montado no Centro Histórico.

 

Idealizado pela Semob, por meio da Coordenadoria de Avaliação e Programação Operacional (Copro), o projeto chega à quarta edição com o objetivo de ampliar o acesso de pessoas com deficiência às atividades culturais e festivas da cidade. Ao todo, 15 instituições participarão das ações, que seguem até o dia 18 de dezembro, com transporte especial, equipes de apoio e estrutura operacional reforçada.

 

A operação inclui ônibus adaptados disponibilizados pelas concessionárias Plataforma e Ótima, agentes da Semob em campo, suporte à circulação e acompanhamento integral dos grupos durante todo o percurso. A recepção diária dos participantes será realizada no Centro Histórico, garantindo que as instituições assistenciais vivenciem a atmosfera do Natal preparada pela gestão municipal.

 

O titular da Semob, Pablo Souza, afirmou que o "Ser Cidadão, Ser Solidário" integra um conjunto de políticas permanentes da pasta para ampliar a acessibilidade na mobilidade urbana.


“Estamos, ao longo do ano, fortalecendo uma política de inclusão que passa pela renovação da frota com ônibus climatizados e preparados para transportar até três pessoas com deficiência de forma simultânea, além de promover palestras de sensibilização para os operadores do sistema. O projeto reafirma essa missão, garantindo que essas pessoas tenham acesso, acolhimento e uma experiência segura e especial no Natal Salvador”, disse.

Para o chefe da Copro e idealizador do projeto, Raimundo Dortas, a iniciativa nasceu para assegurar a participação de pessoas com deficiência nos grandes eventos da capital baiana. “O Ser Cidadão, Ser Solidário nasceu do desejo de garantir que a comunidade PCD tivesse presença ativa nos grandes eventos da cidade. Cada chegada, como a de hoje, representa mais que um deslocamento: é a celebração do direito de participar, vivenciar e se emocionar com o Natal”, afirmou Dortas.

Presente na ação, a diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sempre, Daiane Pina, reforçou que a ação oferece suporte integral às organizações sociais envolvidas.

“Quase diariamente, de segunda a quinta-feira, recebemos organizações sociais que assistem pessoas com deficiência, todas acompanhadas pela Prefeitura. As crianças são trazidas para um passeio que inclui a Casa do Papai Noel e a apreciação da decoração natalina, além de atividades lúdicas durante o período natalino. Recebemos crianças com microcefalia, síndrome de Down, autismo, paralisia cerebral, deficiências múltiplas, deficiência visual e auditiva", explicou.

"Além disso, disponibilizamos uma equipe qualificada em Libras, audiodescrição e guia de acessibilidade. A Prefeitura, por meio desta ação, proporciona às famílias a oportunidade de celebrar o Natal com suas crianças, especialmente considerando as dificuldades de deslocamento. O transporte oferece brinquedos, lanches e água. Além disso, as famílias são convidadas a participar. As crianças vêm acompanhadas dos pais, avós, permitindo que todos desfrutem do Natal Salvador”, completou Daiane.

Experiência - As famílias que acompanharam o primeiro dia de atividades relataram a importância da iniciativa. Maria Jussara dos Santos, de 55 anos, mãe de Vinícius dos Santos de Oliveira, de 16, moradora de São Caetano, elogiou o projeto.

“A nossa experiência está sendo muito positiva. O ambiente está agradável, e as atrações parecem encantadoras, com tudo muito bonito e bem organizado. É a primeira vez que visitamos o Natal no Centro Histórico e estávamos muito ansiosos para conhecer o evento e as atrações natalinas”, contou.

Do município de Candeias, Gimeire Lima participou da ação acompanhada da filha, Yasmin, de nove anos. “Estamos impressionadas. Minha filha adora participar desses eventos, além de estar com os coleguinhas. O Natal é uma magia e está tudo muito incrível”, disse.

A professora Mônica Lira, mãe de Bernardo, de 10 anos, lembrou que já havia participado da programação no ano anterior. “Viemos no ano passado para o Natal no Centro Histórico. Para mim, essa é uma iniciativa maravilhosa. As crianças amam o Natal, e meu filho há meses já falava sobre o Papai Noel. É uma ótima oportunidade para socializar, juntamente com os amiguinhos”, declarou.