Com 71 metros de comprimento e 44 tripulantes, o S41 pode submergir a quase 300 metros de profundidade. Ele é equipado com tubos lançadores de torpedos e mísseis para a proteção das fronteiras marítimas do país.
Ascom Codeba , Salvador |
15/10/2025 às 14:21
S41 pode submergir a quase 300 metros de profundidadera de a
Foto: Anisio Camacam
Uma complexa operação de atracação foi realizada na manhã desta quarta-feira (15), pela Autoridade Portuária da Bahia - CODEBA, em parceria com a Marinha do Brasil, para acostar o Submarino Humaitá (S41) no Porto de Salvador. Com apoio de dois rebocadores, uma lancha e toda a equipe técnica, a manobra de atracação foi concluída com sucesso ao final desta manhã. A embarcação será aberta para visitação pública, na sexta-feira (17), e visitação guiada, no sábado (18). As inscrições devem ser feitas aqui.
"Esta operação envolve desde a instalação das bóias de defensa e yokohama, até a orientação de tráfego no cais, de forma a manter as operações de movimentação de cargas. Mas a parceria entre a Autoridade Portuária e a Marinha do Brasil vai além, com a capacitação de servidores, da segurança portuária e implantação de sistemas de monitoramento, para aprimorar cada vez mais a segurança, a eficiência operacional e a gestão dos portos baianos", destaca o presidente da Autoridade Portuária, Antonio Gobbo.
Com 71 metros de comprimento e 44 tripulantes, o S41 pode submergir a quase 300 metros de profundidade. Ele é equipado com tubos lançadores de torpedos e mísseis para a proteção das fronteiras marítimas do país. A manobra de atracação exigiu precisão técnica para evitar que alguns equipamentos encostassem no cais. A embarcação zarpou de Itaguaí (RJ) há dez dias, realizou patrulhas pelo litoral e, hoje, atracou em Salvador, de onde seguirá para Belém e Fortaleza.