O prefeito Bruno Reis definiu o Morar Melhor como um programa que realiza sonhos. “Já são 60 mil famílias contempladas em nossa cidade. Aqui em Nova Brasília, já chegamos a 591 casas.
Prisicla Machado Secom , da redação em Salvador |
15/10/2025 às 10:06
Bruno Reis presente
Foto: Valter Pontes
O programa Morar Melhor retornou ao bairro de Nova Brasília, na noite desta terça-feira (14), para entregar mais 159 casas reformadas. Está é a segunda vez que o programa, realizado pela Prefeitura de Salvador, chega à região, totalizando 591 famílias contempladas com melhorias que proporcionam mais dignidade e qualidade de vida.
A auxiliar de classe Íris Cantual, de 29 anos, foi uma das beneficiadas e destacou que o que mais a deixou feliz foram as melhores condições de vida para os seus dois filhos: Pérola, de 8 anos, e Teo, de 5 anos. "O meu filho até adquiriu uma alergia respiratória devido às condições das paredes e do telhado. Ele tossia bastante e ficava com a garganta seca. Agora ele vai ter qualidade de vida e isso me deixa muito feliz", contou ela, que vive no local com o esposo e seus dois filhos.
Íris citou ainda que a reforma dividiu melhor os cômodos da casa, construindo um segundo quarto para os filhos. "Agora ficou bem melhor. Estou muito apaixonada pela minha casa. Está linda, maravilhosa. A reforma superou as minhas expectativas. Melhorou o problema do mofo, da pingueira no telhado. Antes praticamente chovia dentro de casa. Colocaram janelas, ficou muito mais ventilado. Graças a Deus, a partir de agora, vou receber as pessoas com alegria", declarou.
O prefeito Bruno Reis definiu o Morar Melhor como um programa que realiza sonhos. “Já são 60 mil famílias contempladas em nossa cidade. Aqui em Nova Brasília, já chegamos a 591 casas. Sabemos o quanto é importante uma casa e não é comum a Prefeitura realizar uma obra dentro das casas das pessoas. As pessoas estão acostumadas a ver os serviços municipais sendo executados nas ruas. Esse é um programa da Prefeitura de alcance social enorme, talvez, entre todos os bons projetos que eu consegui tirar do papel e tornar realidade, esse seja o mais importante por intervir, justamente, em algo tão importante para as pessoas quanto a casa”, disse.
Íris e Vandson completaram nove anos de casados no domingo, no mesmo mês em que o Morar Melhor completa uma década de existência, atendendo a mais de 60 mil famílias nesse período. Além da troca de telhado, revestimento com texturização e pintura das paredes, a casa do casal, situada na Rua dos Astros, passou por melhorias como instalação de kit sanitário, de esquadrias e de um corrimão na escada de acesso. Com o reparo, a sala deu espaço a mais um quarto para as crianças, o banheiro foi ampliado, o chão ganhou novo pavimento e as instalações elétricas também passaram por melhorias.
Durante a entrega das casas, o prefeito revelou, ainda, que, em breve irá desapropriar um terreno próximo à Avenida 29 de Março para a construção de uma Policlínica que possa atender melhor à população do entorno com exames e consultas especializada.
Intervenções – Criado em outubro de 2015, o Morar Melhor reforma as casas de famílias em situação de vulnerabilidade social de Salvador, realizando serviços que são escolhidos pelos próprios moradores. Nessa década em atuação, os serviços mais realizados foram a troca de telhado, realização de reboco, colocação de esquadrias, instalação de kit sanitário e pintura. Algumas outras ações foram a construção de escadas, de rampas de acesso e colocação de corrimão. Os problemas mais recorrentes encontrados pelas equipes são: infiltrações, mofos e a ausência ou precariedade dos banheiros.
Este ano, já foram entregues imóveis reformados em Águas Claras, São Marcos, Federação, Fazenda Grande do Retiro, Baixa de Quintas, Castelo Branco, Fazenda Coutos, Pituaçu, Plataforma, Arenoso, Alto do Coqueirinho, Arraial do Retiro, Candeal, Bairro da Paz, Acupe de Brotas, Jardim Nova Esperança, Brotas, Valéria, Pau da Lima, Itapuã, Garcia, Sussuarana, Marechal Rondon e Paripe. A meta é alcançar mais 15 mil casas até 2028.
São selecionadas pelo programa localidades com maior precariedade nos imóveis e na infraestrutura, com base em dados do IBGE e na observação de campo; com maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família e maior densidade habitacional. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.
“O Morar Melhor não resgata só a autoestima, resgata sonhos. As pessoas que viviam sem nenhuma perspectiva de ter uma casa reformada e de ter um lar em condições de habitação passaram a ver isso na prática a partir desse programa. As melhorias representam um apoio necessário para que as pessoas possam viver com mais dignidade e com mais saúde”, afirmou Luiz Carlos de Souza, titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), órgão responsável por coordenar os serviços.