Salvador

PRAÇA DA SÉ, NOVA SEDE DA PMS: SEMI ABANDONADA E COM TENDAS POMBAIS

Local necessita de uma vassourada e ordenamento do espaço afinal será o cartão de visitas da cidade
Tasso Franco , Salvador | 08/09/2025 às 12:00
A Praça da Sé descuidada
Foto: BJÁ
    A sede da Prefeitura de Salvador vai ser transferida no início de 2026 para o Palácio Arquiepiscopal na Praça da Sé (Veja artigo de Waldeck Ornelas, ao lado, sobre a decisão judicial para a mudança). 

  Em sendo assim, obrigatório ao prefeito Bruno Reis se mudar de malas e pessoal, caberá a PMS fazer uma melhora na Praça da Sé que está com o piso quebrado em vários locais, há uma fileira de casas parecendo pombais ainda da época do Natal do ano passado, muita sujeira nos espaços dos alicerces da Sé Primacial, uma feira de artesanato que funciona no local, enfim, uma bagunça.

  Coma mudança da sede, portanto, o prefeito passará a receber convidados e autoridades de outros estados e países no Palácio Arquiepiscopal e não ficará bem para a imagem da cidade, um visitante (ilustre ou não) passar por esse corredor mal cuidado onde também vivem alguns gatos e cães de rua.

  Vale observar que permissionários das tendas do Natal lavam copos e pratos nas barracas e jogam a água suja nos alicerces da Sé Primacial que ninguém sabe o que é porque não há placas indicativas, nem nesse local, nem na área marco do Colégio dos Jesuítas (em frente ao Museu da Neoenergia) com placas de mármore que foram furtadas e estão buracos à vista. 

  A PMS no momento restaura (pena enésima vez) a fonte luminosa que fica nas proximidades do ex-cine Excelsior. A Sé precisa de uma vassourada geral e ordenamento do espaço. (TF)