Salvador

ARCOS DA CONCEIÇÃO ILUMINADOS DE AMARELO PARA DESTACAR CAMPANHA

Este ano, a campanha do Maio Amarelo em Salvador tem como tema “Desacelere. Tem sempre alguém de esperando”, para alertar sobre os perigos do excesso de velocidade.
Tasso Franco , Salvador | 23/05/2025 às 11:08
Arcos da Conceição da Praia
Foto: Lucas Moura

Uma iluminação de alerta sobre a segurança viária. É com este objetivo que diversos monumentos e construções da capital baiana estão, neste mês de maio, sendo iluminados de amarelo, cor característica do movimento que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

A ação é promovida pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e pela Diretoria de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop), com apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Os espaços que recebem a iluminação especial são o Monumento a Clériston Andrade (Avenida Garibaldi), estações do BRT, Prefeitura-Bairro do Distrito do Centro Histórico (Terreiro de Jesus), Arcos da Ladeira da Montanha, Casa do Olodum e o bambuzal do Aeroporto.

“Com esses espaços iluminados de amarelo, queremos reforçar, ainda mais, nossa mensagem quanto à atenção no trânsito. Esta é a cor que simboliza advertência. Então, queremos que todos olhem e pensem em adotar comportamentos responsáveis no trânsito”, explica o superintendente da Transalvador, Diego Brito.

O Maio Amarelo visa colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos. “A Dsip entende a iluminação também como uma ferramenta de comunicação visual que contribui para a conscientização da população e reforça o compromisso da cidade com causas essenciais. Para essa ação, utilizamos a tecnologia RGB para iluminar monumentos e prédios públicos, destacando datas simbólicas e apoiando campanhas sociais importantes, como o Maio Amarelo, que chama atenção para a segurança no trânsito e preservação de vidas”, afirma o diretor da Dsip/Semop, Ângelo Magalhães.

Tema – Este ano, a campanha do Maio Amarelo em Salvador tem como tema “Desacelere. Tem sempre alguém de esperando”, para alertar sobre os perigos do excesso de velocidade. A Prefeitura de Salvador, por meio da Transalvador, preparou várias atividades em diversos segmentos e locais, para alertar sobre a importância da adoção de condutas responsáveis no trânsito. A programação completa pode ser consultada no site http://transalvador.salvador.ba.gov.br.