Presente na operação, o secretário da Secis, Ivan Euler destacou que todas as espécies que a pasta planta na cidade são espécies da Mata Atlântica. (COM SECOM PMS)
Da Redação , Salvador |
17/05/2025 às 10:47
Secis promove plantio de mudas na Estrada do Curralinho
Foto: Lucas Moura
Equipes da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) plantaram, nesta sexta-feira (15), 25 mudas nativas da Mata Atlântica no canteiro central da Estrada do Curralinho, próximo ao Santuário Mãe Rainha Salvador e ao 6º Batalhão de Polícia do Exército. A ação faz parte da Operação Plantio Chuva, iniciada em março, e que pretende alcançar mais de 10 mil novas mudas distribuídas por toda a cidade.
No local, foram plantados ipê amarelo, ipê roxo, ipê rosa e pata-de-vaca, seguindo as orientações do Manual Técnico de Arborização Urbana de Salvador. As espécies levam, em média, três anos para se desenvolver e alcançar a maturidade. Os ipês são conhecidos por ter uma das mais belas florações em árvores. As flores dessas espécies preenchem toda a copa sem folhas e exalam um perfume suave, contribuindo para o paisagismo da cidade. Já a pata-de-vaca possui folhas grandes e também é bem resistente.
Presente na operação, o secretário da Secis, Ivan Euler destacou que todas as espécies que a pasta planta na cidade são espécies da Mata Atlântica. “Inclusive, estamos complementando um plantio que fizemos há três anos e hoje já encontramos, como resultado, espécies com porte grande, de quatro a cinco metros. Estamos retornando aqui e plantando mais espécies para que essa região aqui seja uma região arborizada, uma região com sombra, com melhorias para o microclima e para o paisagismo da cidade”, afirmou.
Benefícios – De acordo com Euler, o plantio foi feito ao lado de uma grande mancha verde, que é a área do Exército, então existe também a possibilidade de ocupação das árvores pela fauna. “Toda a cidade ganha com isso, com essa possibilidade de ter uma área arborizada próxima das residências, próxima do comércio. As árvores contribuem para melhorar a qualidade de vida do cidadão”, acrescentou.
Também presente no plantio, o diretor-geral do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam), João Resch, destacou alguns benefícios da vegetação: “Uma área arborizada proporciona conforto térmico, redução do calor, melhoria do microclima, há também o processo de amortecimento das chuvas, a presença da fauna, então você consegue desenvolver um ambiente natural numa zona urbana, algo muito importante para a qualidade ambiental urbana da cidade”.
O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, foi convidado pela Secis a plantar algumas mudas. “Esta manhã, de semana de frente fria, depois de uma semana de chuvas intensas, com mais de 425 milímetros em pouco espaço de tempo, é uma forma de dar a nossa colaboração, fazendo plantio de novos vegetais aqui em Salvador. É dessa forma, com capacitação dos moradores e com educação, colocando a mão na massa e fazendo com que todos estejam na mesma pauta de criação de uma cultura de Defesa Civil e de defesa do meio ambiente, que fazemos a nossa parte nesse processo de transformar Salvador numa cidade cada vez mais resiliente”, avalia.
Plantio – De março até o momento, já foram plantadas cerca de 1,8 mil mudas. No ano passado, foram mais de 12 mil espécies efetivamente plantadas. Cada local é previamente visitado pelas equipes de técnicos da Secis para observação das condições gerais da área de plantio.
Para ser aprovado, são observados requisitos como quantidade de árvores existentes, espaçamento, acesso para rega, solo em boas condições, histórico do local, inexistência de eventos que produzem danos às mudas, existência de tubulação subterrânea e fiação aérea, pré-existência de viveiro de insetos que podem causar danos às espécies e declividade do solo.
Após a observação das características dos locais dos plantios, é feita uma relação das espécies que se adequam melhor aos aspectos daquele ambiente. As espécies são escolhidas a partir de premissas como ser exclusivamente de Mata Atlântica e de seus biomas associados, tamanho de copa, floração, disponibilidade de aquisição de mudas, adaptabilidade à cidade, índice de rega e resistência.
Números – Segundo a rede MapBiomas, Salvador é a segunda capital do país com maior percentual de vegetação. A cidade possui 26,2% de área verde no território, estando atrás apenas de Rio Branco, no Acre, com 32,8%, conforme atesta o estudo “Perfil das Áreas Urbanas no Brasil”. Ambas as cidades se destacam, já que os demais municípios brasileiros têm, na média, 11% de vegetação em seus espaços urbanos.
Na última década, foram plantadas cerca de 110 mil árvores por toda a cidade, além de ações de preservação em 26 mil km quadrados de Mata Atlântica, recuperando parques e áreas verdes. Atualmente, a capital baiana conta com mais de 1,5 mil praças com áreas verdes, sendo que cerca de 600 delas foram reformadas nos últimos quatro anos.
Participação popular – No ano passado, a Operação Plantio Chuva passou a contar com o Disque Mata Atlântica, ferramenta por meio da qual a população também pode indicar locais para receber as mudas. As equipes da Secis vão até o local indicado, avaliam e, se for viável, convidam os moradores para participarem dos plantios.
A população pode entrar em contato com a Secis através do e-mail
[email protected], onde é possível enviar foto e localização da área sugerida. Também está disponível o número de Whatsapp (71) 99676-7934 para a solicitação e envio.