Salvador

SALVADOR 475 ANOS: PIER DO PORTO DA BARRA VAI DESABAR; FALTA POUCO

Que tal consertar o pier para as comemorações dos 476 anos da cidade
Tasso Franco , da redação em Salvador | 15/03/2024 às 08:35
O local que Thomé de Souza chegou com sinais de abandono
Foto: BJÁ
   Salvador está completando 475 anos de fundada no próximo dia 29 de março e um dos locais mais bonitos da cidade está precisando de reparos. Trata-se do antigo pier do Forte de Santa Maria, no Porto da Barra, que está carcomido e com um enorme buraco em sua estrutura e ainda não desabou porque as marés neste local são amenas. Ainda assim, com a continuada degradação a tendência é ir ao chão.

   Hoje, o pier que já foi de grande utilidade em tempos idos no apoio ao Forte de Santa Maria e defesa da cidade, nos séculos XVII e XVIII, serve de ponto de visitação de turistas e local para os jovens se jogarem no mar, dar as populares 'caídas' n'água quando a maré está cheia ou enchendo. Até a parte onde se anda está carcomida e com mais algum tempo a passarela deixará de ser utilizada.

   O Forte de Santa Maria é administrado pelo Exército e, em tese, por ser tombado esta seria uma obra a ser feira pelo IPHAN. Creio que não se gastaria muito e a empresa do Belov, imagino, recuperaria o pier em pouco tempo se for contratada. Uma parte dos degraus - como se pode ver na foto - já desabou. 

  Esperar que caia tudo para refazer seria ainda mais desastroso. Então, enquanto é tempo, a sugestão é recuperar o pier para alegria dos jovens nadadores e turistas e também da cidade. A cidade agradeceria se isso acontecer para comemorar os 476 anos. Afinal, foi neste porto que as naus de Thomé de Souza chegaram em 29 de março de 1549 para fundar a cidade fortaleza de Salvador e instalar o Governo Geral do Brasil.