Salvador

PREFEITURA DE SALVADOR DÁ LARGADA À VIRADA ESPORTIVA 2023

O evento vai reunir 66 competições em bairros da cidade até domingo (22)
Secom Salvador , Salvador | 21/10/2023 às 05:52
Lançamento da Virada Esportiva Salvador
Foto: Betto Jr./ Secom

A Prefeitura de Salvador deu largada nesta sexta-feira (20) a um projeto inédito na capital baiana: a Virada Esportiva 2023. A programação, que vai até o próximo domingo (22), reúne 66 competições simultâneas de diversas modalidades esportivas, incluindo paralímpicas, ocupando equipamentos públicos do município como quadras, campos, piscinas, praias, parques e praças presentes em nove bairros da cidade. A expectativa é que até 2 mil atletas e paratletas participem dos três dias do evento.

 

O prefeito Bruno Reis participou da cerimônia de abertura da Virada Esportiva, realizada na Arena Aquática, na Pituba, ao lado de Júnior Magalhães, secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), pasta responsável pela organização. O equipamento recebe nesta sexta-feira uma competição de Xadrez, a partir das 19h.

 

Bruno Reis destacou que a Virada Esportiva era um compromisso da gestão municipal. “A Prefeitura vem fazendo um esforço grande na construção de equipamentos esportivos novos e na recuperação de diversos outros. Também criamos uma Lei de Incentivo ao Esporte, os programas Viva Esporte e Salvador Social Clube, o Bolsa Atleta Municipal e a ajuda de custo para os atletas. Então, precisávamos de um evento esportivo para coroar, para estimular esse novo momento. Então, criamos esse evento inédito em nossa cidade para agitar todos esses equipamentos e modalidades”, disse Bruno Reis.

 

Além do Xadrez, a Virada Esportiva terá competições de Natação, Basquete 3x3 e 1x1, Futebol, Slackline, Escalada, Tênis, Patins, Levantamento de Peso, Skate, Futevôlei, Baleado e Muay Thai / MMA. Entre as paralímpicas, estão Futebol Adaptado, Taekwondo Adaptado, Bocha, Paratletismo, Judô Adaptado, Orientação e Mobilidade, Tico com Arco, Parabadminton, Bocha, Futebol de 5, Expressão Corporal e Rítmica e Capoeira Adaptada.

 

Junto com a Arena Aquática, vão receber as competições a Arena Jaqueirão, em São Marcos; o Parque dos Ventos e o Complexo Tenístico, ambos na Boca do Rio; a Praça Bahia Sol e as quadras no bairro de Ondina; a Arena Imbuí; a Estação Cidadania em Itapuã e a quadra poliesportiva do mesmo bairro; o Largo do Papagaio, na Ribeira; o Clube Espanhol, na Barra; e a AABB, em Piatã.

 

Segundo Júnior Magalhães, o objetivo da Virada Esportiva é espalhar a qualidade de vida e o bem-estar que são proporcionados pelo esporte para todos os cantos de Salvador. "Nossa meta, com a realização de um evento dessa grandeza na cidade, é nos aproximarmos do título de capital do esporte, com torneios cada vez mais atrativos e maiores. Ao mesmo tempo em que incentivamos a prática esportiva e transformamos os espaços públicos em locais de convivência e de atividades saudáveis, implementando não apenas políticas públicas voltadas para o esporte, mas também para o social", frisou o titular da Sempre.

 

As inscrições dos atletas foram realizadas pelas próprias federações e associações das modalidades participantes e começaram há mais de dois meses. “A Prefeitura deu o apoio e o patrocínio para a realização desses eventos. Montamos as estruturas e as entidades mobilizaram os seus associados. Então, todos os federados das entidades de Salvador estarão participando das competições, inclusive os paratletas. Graças a Deus, a cidade tem hoje uma grande infraestrutura que permite a realização de um evento dessa magnitude”, concluiu o prefeito Bruno Reis.

 

Confira a programação da Virada Esportiva 2023:

 

Dia 20/10 - Sexta-feira

 

Futebol – Arena Jaqueirão (São Marcos) – 8h às 18h

Slackline e Escalada – Parque dos Ventos – 13h às 17h

Basquete 3x3 e 1x1 – Quadra Poliesportiva da Orla de Itapuã -  13h às 17h

Basquete 3x3 – Praça do Largo do Papagaio – 13h às 17h

Tênis – Complexo Tenístico da Boca do Rio – 14h às 18h

Futebol Adaptado – Arena Imbuí – 15h às 17h

Patins – Parque dos Ventos – 16h às 20h

Xadrez – Arena Aquática Salvador – 19h às 22h

 

Programação Paralímpica

Taekwondo Adaptado, Atletismo Adaptado, Bocha, Paratletismo, Judô Adaptado, Orientação e Mobilidade, Tiro com Arco, Parabadminton - Praça Bahia Sol, em Ondina - 8h às 11h e 15h às 18h

 

Dia 21/10 – Sábado

 

Natação – Arena Aquática Salvador – 8h às 18h

Futebol – Arena Jaqueirão (São Marcos) – 8h às 18h

Slackline e Escalada  - Parque dos Ventos – 13h às 17h

Levantamento de Peso Olímpico – Estação Cidadania Itapuã – 9h às 16h

Skate – Parque dos Ventos – 9h às 18h

Futevôlei – Quadras ao lado do Ondina Apart Hotel – 9h às 18h

Basquete 3x3 e 1x1 – Quadra Poliesportiva da Orla de Itapuã 9h às 12h

Basquete 3x3 – Praça do Largo do Papagaio – 10h às 16h

Xadrez – Arena Aquática Salvador – 13h às 20h

Tênis – Complexo Tenístico da Boca do Rio – 14h às 18h

Patins – Parque dos Ventos – 15h às 20h

Futebol Adaptado – Arena Imbuí – 15h às 17h

Muay thai/MMA – Clube Espanhol – 19h à 0h

 

Programação Paralímpica

Futebol de Cegos, Paratletismo, Bocha, Judô Adaptado, Expressão Corporal e Rítmica, Capoeira Adaptada, Parabadminton, Orientação e Mobilidade - Praça Bahia Sol, em Ondina - 8h às 11h e 15h às 18h

 

Dia 22/10 - Domingo

 

Tênis - Complexo Tenístico da Boca do Rio - 8h às 18h

Skate - Parque dos Ventos - 9h às 17h

Patins - Parque dos Ventos - 9h às 13h

Basquete 3x3 e 1x1 - Quadra da orla de Itapuã - 9h às 12h

Futevôlei - Quadras de Ondina - 9h às 18h

Basquete 3x3 - Largo do Papagaio - 9h às 12h

Xadrez - Arena Aquática - 9h às 16h

Escalada e Slackline - Parque dos Ventos - 9h às 17h

Futebol Adaptado - Arena Imbuí - 11h às 13h

Baleado - AABB - 13h às 18h

 

Programação Paralímpica

Judô Adaptado, Paratletismo, Bocha, Expressão Corporal e Rítmica, Libras, Orientação e Mobilidade - Praça Bahia Sol, em Ondina - 8h às 11h e 15h às 18h