Salvador

IDOSOS ACOLHIDOS NA REDE DE SAÚDE PARTICIPAM DA PRIMAVERA 60+

O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (20)
SMS ASCOM , Salvador | 20/10/2023 às 17:08
Idosos acolhidos na rede municipal de Saúde participam da Primavera 60+
Foto: Divulgação

Com o propósito de estimular a autoestima através da cultura, arte, reflexão, confraternização e lazer, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Distrito Sanitário (DS) Cabula/Beirú, promoveu na manhã desta sexta-feira (20), o evento Primavera 60+, na Escola Bahiana de Medicina, no Cabula, com a participação de 200 idosos acolhidos na rede municipal de saúde.

 

A atividade terapêutica complementar proporcionou interação social e cultural para a terceira idade, com a promoção de práticas integrativas, atividades lúdicas, oficinas de dança, jogos, música ao vivo e muito lazer. Para tanto, foram montadas cinco tendas multiculturais. A Primavera 60+ marcou as celebrações do Dia Internacional e Dia Nacional do Idoso, ambos comemorado em 01 de outubro.

 

A vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, destacou a importância da ação. “A nossa missão é melhorar a vida das pessoas, para além dos muros das unidades de saúde, estendendo esse cuidado humanizado voltado aos nossos idosos, proporcionado o que necessário para um acolhimento integral e eficaz, afinal, como bem define a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde não é só ausência de doença e sim e um estado de completo bem-estar físico, mental e social”, disse.

 

O subcoordenador de ações do DS Cabula/Beirú, Wellington Costa, destaca os benefícios dessa atividade para os idosos. “Temos em nosso DS uma relação de proximidade e afeto com os idosos acolhidos, onde estabelecemos essa conexão para além dos equipamentos de saúde. Acreditamos que são inúmeros os benefícios de ações como essas, pois a interação é muito importante, estimular a autoestima é fundamental, e proporcionar tudo isso com arte, cultura, lazer, momentos de reflexões e trocas, fortalece esse cuidado humanizado e integral para com a terceira idade”, afirmou.

 

Idosos – de acordo com dados da Biblioteca Virtual de Saúde, atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros e, em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovado o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741), destinado a regular questões familiares, de saúde, discriminação e violência contra o idoso com idade igual ou superior a 60 anos.

 

Para envelhecer com dignidade existem garantias aos direitos dos idosos que fomentam a sua valorização. Dessa maneira, torna-se uma prioridade social, conforme o art. 3.º da Lei 10.741/2003, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.