Salvador

PEDAL ROSA PROMOVE CONSCIENTIZAÇÃO PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Pedal Rosa promove conscientização para prevenção do câncer de mama neste domingo (22)
Secom Salvador , Salvador | 19/10/2023 às 18:28
Pedal Rosa
Foto: Divulgação / MSVB

Neste domingo (22), a partir das 7h30, o movimento Salvador Vai de Bike realizará o tradicional Pedal Rosa. A concentração será no Jardim de Alah, na capital baiana. O evento tem como objetivo promover a conscientização das mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e a importância do cuidado com a saúde feminina.

 

Os participantes estão convidados a contribuir com a doação de 1kg de alimento. Além disso, no local, haverá sorteio de brindes e um minitrio elétrico acompanhando os ciclistas para garantir a diversão dos participantes.

 

Liana Oliva, coordenadora do Salvador Vai de Bike, destacou a importância do evento e a relação com a promoção do uso da bicicleta na cidade. “Um dos principais papéis do Salvador Vai de Bike é o incentivo para o uso da bicicleta na cidade. A gente trabalha com esse incentivo em várias frentes, desde a infraestrutura até ações educativas. É muito importante para a Prefeitura que a bicicleta esteja inserida nas diversas ações que a gente realiza na cidade em prol do Outubro Rosa", disse.

 

Ela explicou que o Pedal Rosa é um momento de “fraternização e alegria”, com um percurso adequado para iniciantes e famílias. Além disso, Liana salientou a distribuição de camisetas, lanches e hidratação para os participantes.

 

Ainda segundo Liana, o Pedal Rosa é uma oportunidade não apenas de promover a conscientização, mas também de unir a comunidade em torno de uma causa importante. A média de participação nesses pedais é de cerca de 1,5 mil pessoas, e a expectativa é de que o evento reúna uma grande quantidade de participantes comprometidos com a saúde das mulheres.

 

A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo, ressaltou a necessidade da conscientização das mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero, enfatizando que essa ação visa atingir as mulheres ciclistas da cidade e compartilhar informações essenciais para a redução da mortalidade.

 

“Compartilhar informações, promovendo a conscientização sobre a doença e contribuir para a redução da mortalidade, visto que o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil”, afirmou Fernanda.

 

Quem tiver interesse de participar, as inscrições gratuitas para o Pedal Rosa podem ser feitas através do site: (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSchlqIWBviY9MDniG2XlOwlv3HvzrJFybgsV2hnEHjp0xXb7g/viewform).