Salvador

MORAR MELHOR EM SÃO MARCOS: 1.218 CASAS FORAM REFORMADAS PELA PMS

Um recorde de casas reformadas em São Marcos
Tasso Franco , Salvador | 13/10/2023 às 12:23
Bruno Reis e ação social da Prefeitura
Foto: Valter Pontes


Mais um lote de residências reformadas pelo Morar Melhor foi entregue pela Prefeitura de Salvador a 219 famílias nesta quarta-feira (11), na comunidade do Coroado, em São Marcos. Esta é a terceira vez que o programa habitacional contempla o bairro. No total, 1.218 casas já foram reformadas na comunidade.

O prefeito Bruno Reis destacou que a comunidade do Coroado tem ganhado qualidade de vida com as intervenções promovidas pela Prefeitura nos últimos anos, a exemplo da nova iluminação em LED. Com a entrega da reforma dos lares, os moradores terão ainda mais motivos para sorrir. “Consigo me colocar no lugar dos 219 moradores que tiveram suas casas reformadas. Não há nada mais importante para o ser humano do que sua casa. É nela que você educa seus filhos, descansa depois de um dia de trabalho, recebe seus amigos e familiares”, pontuou.

Bruno também falou sobre o impacto que o programa habitacional tem promovido a tantos cidadãos que sonhavam em viver com mais dignidade. “A cidade mudou muito nos últimos anos e era importante que essa mudança chegasse na casa das pessoas. O Morar Melhor tem justamente essa capacidade. Ele é o mais pedido pela população e é comum virem pessoas de outros estados conhecer o programa para replicar”, concluiu.

Mudança de vida - Gerido pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), desde que iniciou suas atividades, em 2015, o Morar Melhor já reformou 43.258 imóveis em cerca de 300 localidades da capital baiana. O trabalho tem transformado a vida de milhares de cidadãos tornando seus espaços de convívio familiar mais dignos e saudáveis.

Uma das contempladas é Elisete dos Santos, de 56 anos, que reside no Coroado há 50 anos. Desempregada e sobrevivendo do trabalho informal, ela possui cinco filhos e mora com três deles. Elisete contou que reformar a casa parecia um sonho distante, quase inalcançável. Através do Morar Melhor a residência de dona Elisete ganhou um telhado novo, portas e janelas, pintura, reboco e até mesmo um banheiro.

Com a chegada do programa ao bairro ela viu sua casa que estava em situação precária se transformar em um lar agradável e bonito para sua família. "Meu telhado era muito velho, então a casa molhava muito. Aqui parte do telhado era forrado de lona e quando chovia tinha que levantar na madrugada para enxugar a casa. Eu desejei muito essa reforma", contou, emocionada.

Critérios - Por meio do programa são executados nos lares serviços de acordo com a escolha e indicação dos próprios moradores. Os serviços vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário.

Os critérios adotados para contemplar programa são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.