Salvador

JARDIM DE CHUVA IMPLANTADO EM COLÉGIO ESTADUAL INSPIRA MÚSICA

Em aulas ao ar livre sobre jardim de chuva, poesias elaboradas por estudantes do 1º ano viraram música e videoclipe em ode à natureza
Tasso Franco , Salvador | 28/09/2023 às 18:43
Jardim de chuva implantado em Colégio Estadual inspira música e videoclipe
Foto: Divulgação

Será lançado nas redes sociais dos Canteiros Coletivos (@canteiroscoletivos) nesta sexta-feira, 29 de setembro, celebrando a primeira semana da primavera, o videoclipe “Ela”, produzido por estudantes do 1º C do Colégio Estadual Profa. Marileine da Silva, da Mata Escura, com inspiração no jardim de chuva que foi implantado pela comunidade escolar no pátio da instituição em junho do ano passado, e que agora funciona como laboratório para atividades curriculares ao ar livre. O videoclipe tem o jardim de chuva como cenário, um sistema ecológico de drenagem urbana que ganha visibilidade nas grandes cidades como solução para alagamentos em áreas com excesso de urbanização. Sua implantação ocorreu a partir do projeto Escola Verde com Afeto - Fase 4, dos Canteiros Coletivos, em parceria com a SER e com apoio e patrocínio do Programa Educar para Transformar 8, do Instituto MRV.

A produção do videoclipe “Ela” é o desdobramento de um processo que integra atividades ao ar livre e conteúdos de disciplinas curriculares de diversas fases de ensino do Colégio. Desde 2022, a professora de Projeto de Vida da turma do 1º C Indira Silva acompanha com os estudantes as oficinas do projeto Escola Verde com Afeto para a implantação do jardim de chuva, e também pós-implantação, buscando conectá-los com a tecnologia e despertar olhares para soluções que podem sanar efeitos locais da crise climática, como empoçamento das ruas do bairro. Dentre outras reflexões levantadas em atividades curriculares, está a observação e a conexão com a natureza que o jardim de chuva tem proporcionado no espaço. “Por conter um espécie de reservatório natural que faz com que o solo absorva muito mais água do que um canteiro comum, o jardim está com as plantas mais exuberantes e encorpadas comparado a outros canteiros, e tem causado novos olhares e interações no espaço escolar”, afirma a coordenadora do projeto Escola Verde Débora Didonê, dos Canteiros Coletivos.

Após produzirem poemas em uma oficina promovida pelo projeto Escola Verde, os estudantes foram desafiados pela professora Indira Silva a trazer releituras de seus versos. Daí, nasceu a música “Ela”, do estudante e artista Zitto (Cauã), morador da Mata Escura. “Toda a equipe gestora e de professoras ficou muito encantada com a música, que foi apresentada junto a diversos outros trabalhos inspirados no jardim de chuva na Semana do Meio Ambiente, e pensamos que seria uma boa ideia juntar a turma para produzir um videoclipe, valorizando ainda mais sua composição, que canta versos de alerta aos jovens sobre a importância de valorizar a natureza para o bem estar de todos e todas”, diz Débora.

O videoclipe poderá ser conferido no instagram dos Canteiros Coletivos (@canteiroscoletivos), no Facebook (https://www.facebook.com/CanteirosColetivos/) e também na página do Youtube (https://youtu.be/6O9u5ioJfoA) neste dia 29 de setembro, a partir das 12h.

Mais informações:


Débora Didonê, coordenadora do Projeto Escola Verde com Afeto - Fase 4: (71) 99148-5663