Salvador

CARURU FAZ A ALEGRIA DE ALUNOS DE ESCOLA MUNICIPAL EM SÃO CAETANO

A refeição foi pensada como forma de trabalhar didaticamente assuntos relacionados à cultura, além de ser potencialmente rica nutricionalmente
Secom Salvador , Salvador | 27/09/2023 às 18:42
Alunos da Escola Municipal Professor Guedes
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Crianças da Escola Municipal Professor Guedes, no bairro de São Caetano, provaram uma refeição diferenciada e recheada da cultura afro-brasileira nesta quarta-feira (27): o tradicional caruru baiano. A refeição foi pensada como forma de trabalhar didaticamente assuntos relacionados à cultura, além de ser potencialmente rica nutricionalmente.

 

Além do caruru, que na capital baiana também está associado à tradição dos festejos pelos santos gêmeos Cosme e Damião, o prato acompanhou xinxim de galinha, vatapá e arroz. O aluno Adrian Lorenzo, de 7 anos, aprovou o cardápio. “Eu gosto muito de comida baiana. Para mim o melhor de tudo foi o frango. Estava tudo muito gostoso e caprichado”, contou.

 

As refeições, além de serem regadas de dendê, também foram temperadas com amor, como explicou a merendeira Adelina Lima Silva. “Foi tudo feito com muito cuidado. Eu trabalho e acordo pensando na comida que vamos oferecer para as crianças. É muito importante preparar comidas como o caruru porque eles precisam conhecer os alimentos, provar um pouquinho de cada, aprender a comer comida de verdade”, afirmou.

 

A gestora da escola, Cassia Lavínia Andrade, explicou que há 13 anos a unidade promove a valorização da culinária cultural do nosso país usando como recurso a merenda escolar. “O estado laico nos remete a nossa identidade cultural baiana, instituída no período dos escravizados e com tradições seculares. Isso nos leva a projetar uma educação igualitária, respeitando, conhecendo e dialogando com a diversidade sociocultural brasileira de forma dinâmica e combativa contra o preconceito. Consideramos de maneira intensa os grupos sociais agregando projetos emancipatórios dos diversos grupos religiosos e civilizacionais”, contou.

 

A unidade de ensino beneficia 118 alunos dos grupos 4 e 5, além de crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I. Em outubro, a escola celebra 41 anos de existência servindo as famílias da comunidade de São Caetano como referência em alfabetização infantil.