Salvador

PROGRAMA SAÚDE NOS BAIRROS É DESTAQUE EM PRÊMIO INTERNACIONAL

Realizado pela Prefeitura, programa Saúde nos Bairros é destaque em prêmio internacional de inovação urbana

Tasso Franco , Salvador | 25/09/2023 às 13:34
O programa já contemplou milhares de pessoas
Foto: Jefferson Peixoto

O Programa Saúde nos Bairros, criado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alcançou reconhecimento e destaque internacional por meio do Prêmio Guangzhou de Inovação Urbana, na China. A ação ficou entre as 45 iniciativas exemplares mais inovadoras em todo o mundo, dentre 274 inscritos de 193 cidades e regiões, oriundas de 54 países.

A equipe realizadora do Prêmio Guangzhou parabenizou a capital baiana e prestou uma homenagem pelos esforços empreendidos. “Parabéns a Salvador, Brasil, pois sua iniciativa foi reconhecida como uma das 45 iniciativas exemplares do 6º Prêmio Guangzhou. Gostaríamos de prestar homenagem aos seus esforços inovadores na implementação dos SDGs e da Nova Agenda Urbana”, assinalou a organização via documento endereçado à SMS.

A vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, estendeu os agradecimentos a toda equipe técnica da pasta e da Prefeitura, e enalteceu o empenho dos profissionais envolvidos na execução exitosa do Saúde nos Bairros, que já percorreu 18 localidades, e concretizou mais de 340 mil procedimentos desde sua criação.

“Recebemos com gratidão e entusiasmo este reconhecimento tão relevante no cenário mundial, pois demonstra que Salvador pode e deve ocupar lugar de destaque quando o assunto é o acolhimento às pessoas, humanização dos serviços em saúde e o cuidado integral com todas as vidas. Tenho certeza de que o Saúde nos Bairros ainda nos trará muitas alegrias e conquistas. Aproveito para agradecer e parabenizar a toda equipe da SMS e também a população que tem abraçado e aproveitado ao máximo essa iniciativa”, declarou.

A lista dos 15 finalistas e as outras 30 iniciativas exemplares merecedoras está disponível na seguinte página: http://www.guangzhouaward.org/a/3304.html?lang=en.

Prêmio Guangzhou - O prêmio é uma plataforma para intercâmbios e aprendizado mútuo sobre inovação urbana e desenvolvimento sustentável e reconhece iniciativas inovadoras relacionadas com a sustentabilidade social, econômica e ambiental. A iniciativa é patrocinada pela Organização Internacional União de Cidades e Governos Locais, pela Associação Mundial das Grandes Metrópoles e pelo governo da cidade de Guangzhou, no sul da China.

Saúde nos Bairros – O programa leva atendimento gratuito e proporciona exames a diversas comunidades da capital baiana de forma itinerante. Lançado em abril, pretende percorrer todos os 12 Distritos Sanitários da cidade. A ação garante cuidado, acolhimento e assistência à população, principalmente daqueles que tiveram comprometimento no acompanhamento de rotina durante a pandemia.

A vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, afirma que a Prefeitura tem cumprido a missão de ouvir, reconhecer as necessidades e disponibilizar para a população dos Distritos com maiores demandas o acesso aos serviços de saúde, garantindo realização de consultas e exames, imunização, agendamentos para cirurgias, entre outros serviços. “Isso resulta em uma redução considerável nas demandas reprimidas. Estamos garantindo também atendimento a pessoas em situação de rua, fortalecendo o cuidado e qualidade”, afirmou.

O projeto já contemplou 18 localidades de Salvador, com mais de 340 mil procedimentos realizados até a primeira semana de setembro. Atualmente os serviços estão sendo oferecidos nos bairros de Itapuã e Federação.

A ideia do programa surgiu quando a pasta mapeou os bairros onde havia maior demanda reprimida de exames e consultas provocada pela pandemia. “Estamos indo onde estão aqueles que mais precisam. Para a definição das localidades beneficiadas, fazemos um trabalho prévio de avaliação de demandas reprimidas e lacunas, e atuamos pontualmente nesses cenários, assegurando que todos possam cuidar do nosso bem mais precioso: a vida", informou a secretária.

Os atendimentos e exames são realizados em unidades móveis, que contam com uma estrutura completa de equipamentos. Os cidadãos passaram antes por triagem, e esperam para o atendimento. Outro ponto de destaque é que o projeto visa levar saúde aos que mais precisam, evitando gastos com transporte e otimizando o tempo, especialmente para trabalhadores, mães e pais de família. Além disso, foca na captação e encaminhamento de pacientes para cirurgias eletivas.