Salvador

SALVADOR NO GRAU AVANÇA EM DIVERSOS PONTOS DA CIDADE

Na praia da Paciência, no Rio Vermelho, está sendo requalificada toda a balaustrada
Secom Salvador , Salvador | 15/11/2021 às 19:13
Salvador no Grau avança em diversos pontos da cidade
Foto: Otávio Santos/Secom

As obras realizadas pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), dentro do programa Salvador no Grau, estão em pleno vapor. Neste momento, está sendo executado o reparo do pavimento das ciclovias situadas nos trechos que vão de Itapuã ao Jardim de Alah e da Barra até Amaralina. O próximo passo será a pintura dessas vias destinadas aos ciclistas. Na praia da Paciência, no Rio Vermelho, está sendo requalificada toda a balaustrada.

 

Na região do Subúrbio, a orla de Tubarão e São Tomé de Paripe passam por manutenção da rede de drenagem e recuperação do piso intertravado. A manutenção da rede de drenagem é realizada também na orla de São João do Cabrito e em breve ocorrerá em toda a orla marítima da cidade. Além disso, a escadaria que dá acesso à praia de Tubarão está sendo recuperada. Na orla Atlântica, a zeladoria compreende também a poda de árvores na Barra e Ribeira, bem como a remoção de pichações na Arena Aquática da Pituba.

 

Antes mesmo do lançamento do programa, o órgão deu início à limpeza de coqueiros na orla marítima, atendendo trechos como a Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Jardim de Alah, Boca do Rio, Plataforma, Piatã, Itapuã e Ribeira. A limpeza foi iniciada em setembro e a previsão é de que o trabalho esteja concluído até dezembro. Aproximadamente, quatro mil coqueiros devem passar por limpeza em toda a orla, proporcionando, além de um melhor visual, a segurança das pessoas que transitam pelos passeios e praias, já que são retirados os frutos e as palhas secas.

 

De acordo com o titular da Seman, Luciano Sandes, a ação contribui para a retomada das atividades na capital baiana, resultado da redução do número de casos da Covid-19 e o avanço da vacinação na cidade. “Estamos num processo de retomada, momento em que os estabelecimentos comerciais voltaram a ser abertos e os eventos com maior número de pessoas começaram a ser liberados. A cidade está começando a receber turistas, no centro e na orla marítima, e nada mais justo que a gente dê um grau, um upgrade, em Salvador”, afirmou.

 

Serviços - Dentro do Salvador no Grau, a Secretaria de Manutenção da Cidade tem promovido a poda de árvores em áreas públicas; manutenção de guarda-corpo e corrimão (inox, aço galvanizado, ferro fundido, concreto e eucalipto); manutenção e recuperação de calçamentos e passeios públicos (intertravado, pedra portuguesa, concreto, placas de granito, entre outros); manutenção da malha viária; reparo de ciclovias em concreto e asfalto (CBUQ); pintura de ciclovias; manutenção de mobiliário urbano, de decks em madeira ecológica e das escadarias de acesso à praia; manutenção de dispositivos de microdrenagem (poço de visitas, caixa coletora tipo boca de lobo, galerias, entre outros); desobstrução de rede de drenagem; substituição de grelhas (padrão, concreto, pré-fabricado, ferro fundido, PAD, granito, e grelhas especiais); e manutenção e recuperação de pequenas contenções.

 

Proposta – Lançado em outubro deste ano, o Programa Salvador no Grau consiste em um pacote de intervenções para a conservação e requalificação de espaços públicos na cidade, com um investimento de cerca de R$43 milhões. A ação envolve, além da Seman, a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) e a Superintendência Municipal de Obras Públicas (Sucop), vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), responsável por coordenar o programa.