Salvador

PROGRAMA BELEZA PURA RETOMA ATIVIDADES PRESENCIAIS

A cerimônia que marcou o retorno dos jovens à sala de aula ocorreu nesta segunda-feira (13)
Secom Salvador , Salvador | 13/09/2021 às 19:51
Programa Beleza Pura retoma atividades presenciais
Foto: Otávio dos Santos/Secom

O programa Beleza Pura, uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), e o Senac Bahia, está de volta às atividades presenciais. A cerimônia que marcou o retorno dos jovens à sala de aula ocorreu nesta segunda-feira (13), no Senac Aquidabã, e contou com a presença da titular da SPMJ, Fernanda Lordelo, e da gerente do Senac, Farani Gama, além de gestores da pasta municipal.

 

Devido à pandemia da Covid-19, as atividades presenciais haviam sido paralisadas, fazendo com que mais de 20 alunos não pudessem concluir os cursos. No programa são disponibilizadas duas capacitações: barbeiro e assistente de barbeiro, com conclusão prevista para o fim de outubro.

 

A gestora da SPMJ, Fernanda Lordelo, reafirmou o compromisso da gestão na capacitação de pessoas nesse momento de enfrentamento à Covid-19, onde diversos empregos foram perdidos. “Nesse momento de pandemia, onde pessoas ficaram desempregadas, novas capacitações e formações aumentam o leque para essas pessoas e permitem que eles possam ter recursos para sustentar suas famílias e se manter de forma ordenada”, destacou.

 

“É de extrema importância profissionalizar pessoas em situação de vulnerabilidade para elas poderem partir dessa formação e buscar novas formas de trabalhar, seja através de um vínculo de convênio com uma instituição ou buscando condições para desenvolver o empreendedorismo”, salientou Farani Gama.

 

Para o curso de barbeiro são aplicados conteúdos como organização do ambiente de trabalho na primeira unidade curricular, onde o aluno aprende a organizar, higienizar e ter conhecimento da importância dos cuidados com o cliente. Na segunda unidade curricular é trabalhada a questão do corte com máquinas e tesouras. O curso tem carga horária de 172h.

 

Planos – A cabeleireira Tamires Cruz, de 27 anos, relatou a expectativa para a conclusão do curso de barbeiro. “Estou muito ansiosa para poder entrar na área de forma certificada e montar meu próprio negócio”, disse.

 

A decoradora de festas Jennifer Araújo, de 38 anos, que também está matriculada no curso de barbeiro, ressaltou a importância do Beleza Pura. “Se não fosse essa parceria maravilhosa, eu não teria a oportunidade de estar fazendo esse curso. Espero que essa parceria se fortaleça, e outras pessoas possam aproveitar essa oportunidade”.

 

O empreendedor digital, Hamilton Neves, de 25 anos, estava bastante feliz com a retomada dos cursos. Para ele, diversas vezes passou pela sua mente de que as atividades não pudessem ter retorno.

 

“Antes da pandemia eu estava sem trabalhar. Resolvi me inscrever aqui, e tempos depois, começou a pandemia e as aulas tiveram que ser interrompidas. Por um momento acreditei que iria perder as esperanças em poder me qualificar profissionalmente”, contou. Neves, que é morador do bairro do Aquidabã, tem em seus planos abrir seu próprio negócio e virar o barbeiro oficial do bairro.

 

Segurança – A coordenadora educacional do Senac, Caroline Barbosa, lembrou que todos os protocolos sanitários estão sendo tomados para esse momento de retomada. “Nós sabemos que a pandemia não acabou. Estamos trabalhando o distanciamento social com a quantidade adequada de alunos na sala de aprendizagem, trazendo mais segurança para eles, além de contar com o processo de higienização das mãos e das salas a cada duas horas e o uso de álcool em gel”.