Salvador

ABRIGO DOM PEDRO II COMPLETA 134 ANOS COM ATIVIDADE ESPECIAL

O dia foi animado com uma roda de samba e o cardápio foi pra lá de caprichado
Secom Salvador , Salvador | 30/07/2021 às 09:44
Abrigo Dom Pedro II completa 134 anos com atividade especial
Foto: VItor Santos/Sempre

Música, muita animação, palavras de carinho, gestos de coração, menu diferenciado, torta, parabéns e ornamentação à altura. Assim foi marcado o aniversário de 134 anos do Abrigo Dom Pedro II, nesta quinta-feira (29), que animou os idosos que residem no local, administrado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) na Rua Juiz Orlando de Melo, em Piatã.

 

O dia foi animado com uma roda de samba e o cardápio foi pra lá de caprichado: bife à parmegiana de frango e carne, saladas variadas, arroz à grega e batata gratinada. “É uma forma de suprir a falta que eles sentem de abraço, calor humano e do amor da família”, destacou a gerente da unidade, Valéria Brito.

 

Durante todos esses anos, o Abrigo D. Pedro II tem representado uma transformação de vida para os integrantes da chamada melhor idade. Com 104 anos, Sátira Reis impressiona pela lucidez. Apesar da idade, faz conta de matemática melhor do que muitos alunos do ensino fundamental. Ela teve um passado difícil que envolve abuso. Quando chegou ao Dom Pedro II, ela sequer falava.

 

Outra senhora, Nilza Andrade, cuja paixão é o Carnaval, embora com uma das pernas amputada, não parava de dançar em sua cadeira de rodas ao som do repertório diversificado.

 

"Disponibilizamos uma equipe multidisciplinar com profissionais, entre médicos, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, enfermeiros, cuidadores de idosos, técnicos de enfermagem, dentista e assistentes sociais. Além disso, há atividades sociais e de lazer como canto, musicoterapia, biscuit e artesanato", destacou o secretário da Sempre, Kiki Bispo.

 

“É claro que sinto falta da minha família, mas eu amo todos aqui, não apenas por morar num espaço com estrutura, piscina, ar-condicionado, bons quartos, mas pelo tratamento que recebo de todos", confidenciou Lúcia Maria Peçanha, numa alegria contagiante, mostrando cheia de orgulho as caixas e biscuits que fez durante as aulas de artesanato.