Salvador

PM ANTIGOS CHEGAM A PATENTE DE TENENTE ANTES DE VESTIREM A PIJAMA

PM forma primeira turma de tenentes auxiliares na Vila Militar (Com informações da SSP)
Tasso Franco , da redação em Salvador | 14/07/2021 às 20:05
Uma oportunidade de ascensão antes de ir à reserva
Foto: SSP
A população baiana já conta com os primeiros 102 tenentes auxiliares promovidos através do Projeto de Lei N° 23.723/2020, que propôs alterações na legislação para acelerar promoções nas carreiras dos policiais militares e dos bombeiros militares da Bahia, sancionado no dia 20 de abril de 2021. 

A formatura foi realizada nesta quarta-feira (14), na Vila Militar dos Dendezeiros, em Salvador, com a presença do governador Rui Costa, que também entregou o campo de futebol recuperado, agora com grama sintética, a pista de atletismo com nova pintura e autorizou a implantação de equipamentos esportivos em todos os quartéis da Bahia. Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 27,6 milhões em equipamentos esportivos nas unidades da PM e do Corpo de Bombeiros.

Segundo Rui, antes o fluxo da carreira tradicional da Polícia Militar não proporcionava uma progressão com a rapidez necessária. “O que é que nós fizemos? Dividimos essa carreira em dois, mantendo o rito histórico, e abrindo uma nova vertente que a gente chamou de Quadro Especial de Tenentes Auxiliares. Antes, a promoção ocorria só no ato de ir para a reserva. Agora, eles passam pelo menos três anos no exercício profissional. Melhor para a sociedade, porque antes esse profissional era remunerado já na reserva, como tenente”.

Ainda de acordo com o governador, a data de início da segunda turma será publicada nesta quinta-feira (15). “São mais cem profissionais e com isso nós vamos dar uma fluidez maior. Um número maior de pessoas chegarão para o exercício da atividade de oficial. Portanto, aquele sonho alimentado por soldados e sargentos de chegarem a oficial agora se materializa”.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, ” foi uma excelente medida por parte do Governo do Estado, no sentido de propiciar a policiais militares devotados durante uma vida, em 30 anos de serviço, o alcance do oficialato. É como se fosse um verdadeiro sonho e nós ficamos muito felizes de estarmos nesse momento à frente da corporação, propiciando isso e vendo, sobretudo, o júbilo no olhar de todos os policiais militares que se formaram hoje”.