Salvador

VENCEDORES DO QUIZ DOIS DE JULHO SERÃO PREMIADOS NA SEXTA(16)

Os jogos educativos fizeram parte das comemorações pelo Dia da Independência do Brasil na Bahia, promovidas pela FGM
Secom Salvador , Salvador | 12/07/2021 às 19:20
Vencedores do quiz Dois de Julho serão premiados na sexta (16)
Foto: Divulgação

Os cinco participantes, que tiveram maior pontuação no quiz on-line “Brincando com o Dois de Julho”, serão premiados com kits de livros abordando temas sobre o patrimônio cultural baiano, doados pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Os prêmios serão entregues na próxima sexta-feira (16).

 

Os jogos educativos fizeram parte das comemorações pelo Dia da Independência do Brasil na Bahia, promovidas pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), com o objetivo de entreter e estimular o cidadão sobre fatos e personagens históricos relacionados à data.

 

Classificada em primeiro lugar no quiz, a assessora jurídica Caroline Tupinambá, de 37 anos, acertou todas as dez questões. “Entrei no link, através do site da FGM, vi o jogo, decidi testar meu conhecimento e achei muito legal”, festejou. Caroline lembra que já participou do desfile cívico, lamentando a ausência da participação popular na festa deste ano. “Infelizmente, a gente não teve a possibilidade de ir, mas pude comemorar a data de forma on-line. Achei a programação virtual muito interessante”, destacou.

 

A vencedora do quiz explicou que os conhecimentos sobre a independência da Bahia foram adquiridos na infância.  “Como minha mãe é professora de história e também socióloga, eu vivencio a história da Bahia desde criança. Para mim é um assunto de grande interesse,“ pontuou. No teste foram colocadas questões referentes à luta das mulheres, às batalhas, datas e locais dos combates, histórias que Caroline ouvia a mãe contar ainda pequena.

 

O empresário José Roberto de Oliveira, de 51 anos, também ganhador do quiz, lembrou a importância de manter viva a história de luta, que tornou o estado independente.  "É uma data muito importante para todos nós. É uma tradição que precisa ser mantida. Se a gente não cultivar nossa história, ela se perde. Então, é dever de todos os baianos celebrar os personagens importantes que lutaram por nossa independência. A programação virtual, apesar de não ter a emoção do tradicional desfile cívico, demonstra o interesse em manter essa tradição viva," afirmou.

 

Os premiados vão receber os kits com as publicações: Encruzilhadas Fotográficas de Marcel Gautherot, de Luís Vitor Castro Júnior, via edital Capoeira Viva - Ano I; Ijexá, de Vilson Caetano de Sousa Jr;  História Territorial do Brasil, Felisbello Freire, do IGHB; Relação do Festim, de Jaime Nascimento de Hugo Gama;  Salvador Era Assim - Volume 2; Na Bahia de Dom João VI, de Affonso de E. Taunay, de Manuel R. Querino e Capoeira em Quadrinhos, do Mestre Gajé.