Salvador

NOSSA SOPA: Camaçari pesa alunos e avalia desempenho nutricional

Vide
Ascom PMC , Camaçari | 03/09/2014 às 14:56
Aluno é pesado em escola e avaliado
Foto: Nelinho Oliveira
       A Prefeitura, através da Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social) encerrou hoje (03/09), a pesagem das 247 crianças atendidas por meio das entidades assistenciais contempladas pelo programa Nossa Sopa. A iniciativa visa fazer uma avaliação antropométrica dos beneficiários, com base nas medidas de peso e altura. A Escola Comunitária do Parque Florestal foi a última instituição avaliada, precedida das Creches Comunitárias Emanoel e Nossa Senhora do Amparo.

         A pesagem é feita duas vezes ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre. As informações coletadas serão encaminhadas para as Voluntárias Sociais do Estado da Bahia, entidade que coordena o programa Nossa Sopa. A proposta é verificar se as crianças ganharam peso após a alimentação com a sopa e avaliar o estado nutricional infantil. 

         Para a professora de educação infantil da Escola Comunitária do Parque Florestal, Andréia Lima, o programa é fundamental para combater a desnutrição infantil. “Muitas das crianças atendidas não tem uma alimentação adequada e a sopa complementa as refeições, além de contribuir para o desenvolvimento infantil”, observou.     

         De acordo com a nutricionista da Sedes, Cleida Prates, responsável pelo acompanhamento das crianças, a Prefeitura vai ampliar o programa Nossa Sopa para mais três creches do Município, totalizando seis instituições. As novas entidades contempladas pela iniciativa são Creche Carmem Mirim, no bairro Jardim Limoeiro, Creche Comunitária do Terreiro de Lembá, no Parque Real Serra Verde, e a Ong Parque Verde, no bairro homônimo.

         Após a pesagem das crianças, a nutricionista iniciou a visita às novas creches contempladas pela iniciativa para cadastrar as crianças que serão contempladas no programa.


PROGRAMA

         Em Camaçari, o programa Nossa Sopa é executado a partir do convênio firmado entre a Prefeitura, por meio da Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social) e as Voluntárias Sociais do Estado da Bahia. A iniciativa visa combater a fome e a desnutrição da população carente do Estado, através da oferta de alimentos nutritivos e de qualidade.

         A distribuição das sopas é realizada a cada 15 dias nas entidades contempladas pelo programa e servida para as crianças duas vezes por semana na merenda escolar. São fornecidos cinco sabores de sopas industrializadas, arroz com frango e legumes, arroz com carne e legumes, macarrão com frango e legumes, macarrão com carne e legumes e de feijão.