vide
Agecom , da redação em Salvador |
23/08/2014 às 19:31
Estudantes da rede municipal na Barra
Foto: Max Haack
A programação comemorativa pela inauguração da nova Barra começou hoje com o passeio ciclístico que reuniu 300 pessoas e prossegue até à noite com o funcionamento da roda-gigante, feiras dos Chefs, Gastronômica e de Artesanato. A roda-gigante de 20 metros de altura está montada próxima ao Farol, e para garantir duas voltas por vez tendo um visual inesquecível da orla basta doar uma roupa, brinquedo ou alimento não-perecível, destinados a instituições de caridade e campanhas beneficentes.
Ela funciona hoje e amanhã (24), das 9h às 21h. As feiras funcionam na Avenida Oceânica (Chefs, das 11h às 17h) e no Porto da Barra (Gastronômica e de Artesanato, das 15h às 21). Pedida imperdível para aproveitar o fim de semana e curtir a nota Barra com conforto e segurança, já que os serviços públicos da Prefeitura estão presentes.
A Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) conta com dez equipes com cerca 380 fiscais trabalhando das 8h às 22h, em postos móveis e barreiras situadas em pontos estratégicos, para coibir possíveis irregularidades praticadas por vendedores ambulantes na Barra. Apenas vendedores de água de coco e baianas de acarajé licenciados estão autorizados a trabalhar no trecho entre o Barra Center e o Porto da Barra. A Guarda Municipal de Salvador (GMS) conta com um efetivo de 170 homens, em apoio à Semop e à Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), atuando nas barreiras e com policiamento ostensivo. O órgão de trânsito conta com agentes no Porto da Barra, Farol da Barra e Barra Center. Pela manhã, eles deram apoio durante o passeio ciclístico promovido pelo Movimento Salvador Vai de Bike.
A Limpurb, responsável pela limpeza, recolheu, da noite de sexta-feira (22) até a manhã de hoje, 19 toneladas de lixo, utilizando 80 mil litros de água e 160 litros de sabão na lavagem da área. As equipes contam com um total de 73 agentes de limpeza, sendo 55 especiais e 18 de coleta. A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) também está com esquema especial na Barra. O órgão conta com 12 agentes atuando na fiscalização de regularidade de alvarás, ocupação indevida de passeio, verificando a comercialização de bebidas em garrafas de vidro, proteção de espaços perigosos, com foco na proteção do público e cumprimento da lei do ordenamento do solo.