Salvador

Jubileus Sacerdotal e Episcopal do Bispo Itabuna, dom Ceslau, quinta

Acontece em Itabuna na quinta-feira, 21
Erivaldo Bonfim , Itabuna | 20/08/2014 às 17:52
Dom CeslauStanula ao centro
Foto: DIV

Uma noite de homenagens programada para esta quinta-feira, 21, a partir das 19 horas, na Catedral de São José, iniciará oficialmente as comemorações pelos 50 anos de sacerdócio (Jubileu de Ouro) e 25 anos de Episcopado (Jubileu de Prata) do bispo diocesano de Itabuna, Dom CeslauStanula. Durante o evento, mais de 20 instituições, entre escolas, clubes de serviços, entidades da sociedade civil organizada e autoridades, além de grupos, movimentos, pastorais e associações religiosas, reverenciarão a atuação pastoral do prelado itabunense.
As homenagens serão divididas em blocos e intercaladas por apresentações musicais executadas a partir do órgão de tubos da Catedral, recentemente restaurado. A noite será encerrada com a apresentação do Ballet Tchu& Cia, sob a coordenação da professora Cláudia Doria. Dentre as instituições que irão homenagear Dom Ceslau está a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, da qual ele é presidente de honra, e a Academia Grapiúna de Letras, da qual o bispo é membro.

Solene Concelebração

O ápice das comemorações do Jubileu Sacerdotal e do Jubileu Episcopal de Stanula será a Solene Concelebração Eucarística, marcada para a sexta-feira, 22 de agosto, a partir das 18 horas, que deverá reunir na Catedral de São José milhares de fiéis das 14 paróquias da cidade de Itabuna e dos demais 19 municípios que integram a Igreja Particular (Diocese) local. Devem estar presentes também autoridades e dezenas de convidados representando os diversos segmentos da sociedade organizada.
Para este ato litúrgico solene é esperada em Itabuna a presença de 15 bispos e arcebispos do Regional Nordeste 3 – Bahia e Sergipe - da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e de outros estados da federação. A Missa deve reunir ainda mais de 50 padres do clero itabunense e de outras dioceses, além de fiéis de Bom Jesus da Lapa, Salvador, onde já atuou como missionário redentorista, e da cidade de Floresta (PE), onde Ceslau iniciou seu ministério episcopal.

O arcebispo de São Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, será o pregador da celebração, que terá ainda a participação do coro “Vox Clamantis”, coordenado pelas musicistas Maria Tereza Oliveira e Maria da Conceição de Sá e formado por 50 vozes das paróquias da Catedral de São José, de Santa Maria Gorettie de Nossa Senhora da Conceição especialmente para as comemorações jubilares. Dentre os cânticos que serão sustentados pelo coral, merece destaque o hino Dom Ceslau em Jubileu, composto pela Irmã Miria Terezinha Kolling, um dos expoentes da música sacra brasileira.