Salvador

ITABUNA: Obras de encosta e urbanização na Juracy Magalhães concluídas

Vide
Decom , Itabuna | 14/08/2014 às 14:16
Moradores satisfeitos com as obras
Foto: Gabriel de Oliveira
Com a conclusão da primeira etapa das obras de construção de um muro de contenção de encosta, das redes esgotamento sanitário e drenagem pluvial, acostamento e calçadas na Avenida Juracy Magalhães, a Prefeitura de Itabuna soluciona problemas que os moradores da localidade enfrentavam há muitos anos. As obras, que se somam ao recapeamento asfáltico, garantem mais segurança e melhoram a autoestima dos moradores da área.

O trabalho está sendo realizado com recursos próprios da Prefeitura pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e faz parte do projeto de melhoria das entradas da cidade, iniciado também no bairro Nova Itabuna (entrada pela BR-415). 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, o projeto deve ser concluído até o final do ano.  Marcos destacou que o principal problema era a falta de esgotamento sanitário, serviço que já foi finalizado. Ele adiantou que em breve será iniciada a contenção do lado da margem do rio, para então ser concluída toda a extensão da calçada.

As obras que encerram a dificuldade do pedestre em caminhar pelas margens da Avenida Juracy Magalhães, na saída para Ilhéus, bem como dos motoristas em parar o veículo no local, vão receber acostamento asfaltado com a conclusão do recapeamento e têm sido elogiadas pelos moradores e pela comunidade, até mesmo nas redes sociais.
O internauta Orlando Cruz tomou a iniciativa de elogiar a ação da Prefeitura em seu perfil em uma rede social.  “Gosto de cobrar e exigir bastante do poder público, mas sei valorizar uma obra que pode não ser bonita, mas é bastante necessária. Parabéns aos administradores de Itabuna. Foram 40 anos de espera por esta contenção e o passeio para pedestres”, escreveu Osvaldo.

Morador das margens da Avenida Juracy Magalhães há 30 anos, José Carlos Pereira França lembrou que antigamente os moradores e pedestres se arriscavam em trilhas pelo meio do mato para caminhar até o fim da avenida que é bastante movimentada. “Da forma que estava já melhorou muito. Só temos a agradecer”, disse. 

Igualmente feliz estava a dona de casa Natalícia Souza Santos, que há um ano mora próximo à avenida. “A gente não podia caminhar pelo acostamento. Era ruim demais. Eu tinha medo até de atropelamento. Tivemos um grande benefício”, afirmou.
O casal Delvita Gomes dos Santos e Egídio dos Santos mora há mais de 30 anos na parte alta das margens da Avenida Juracy Magalhães e também está satisfeito. Delvita diz que para subir com as compras dava muito trabalho, principalmente em dias de chuva. “Escorregava muito e tinha lama para todo lado”, descreveu.