Vai ser hoje a reunião
Agecom , Salvador |
12/08/2014 às 16:34
Representantes da Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), da Prefeitura-Bairro de Cajazeiras e de comerciantes do bairro participaram nesta terça-feira (12) de uma reunião realizada na Casa do Trabalhador com o objetivo de dar prosseguimento às discussões sobre o ordenamento da feira na Rótula da Feirinha e no entorno. Acompanhada do subprefeito Alan Muniz, a secretária Rosemma Maluf foi conversar com os comerciantes sobre a necessidade de dialogar a respeito da realocação de feirantes para o Mercado Municipal que está em construção em Cajazeiras XI.
A partir de agora, será formada uma comissão com membros da administração municipal e dos comerciantes para a definição, de modo democrático, dos que passarão a trabalhar no novo mercado. “Até a próxima semana, os comerciantes nos apresentarão 20 nomes para formação dessa comissão, através da qual faremos um amplo debate sobre o ordenamento do comércio informal. O mais importante é que esse será um processo transparente, com a participação dos envolvidos, respeitando o princípio da antiguidade e garantindo os direitos dos moradores do bairro”, afirmou a secretária Rosemma Maluf.
O presidente da União das Associações de Moradores e Entidades Representativas das Cajazeiras e Adjacências, Evanir de Araújo, conta que os debates serão feitos com os próprios comerciantes informais exatamente porque eles serão os mais impactados pela nova proposta da Prefeitura. “Vamos discutir todos os pontos para organizar o espaço público. Queremos também discutir formas de atrair o público para o novo mercado porque isso também vai ser importante garantir a geração de emprego e renda para o bairro. Sabemos que a transparência vai depender da participação de todos. O prefeito ACM Neto está cumprindo com suas propostas, e nós também precisamos fazer nossa parte”.
Mercado – O Mercado Municipal de Cajazeiras deve ser concluído em cerca de dez meses. Com recursos próprios, a Prefeitura investirá no novo equipamento cerca de R$7 milhões. O Mercado Municipal terá uma área de aproximadamente 4 mil m² e ficará próximo ao Campo da Pronaica. Desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), o projeto contempla 133 boxes com 10m² e 13 miniboxes de 4m², dispostos em dois pavimentos. Haverá, também, estacionamento para 70 vagas e itens de acessibilidade. Os espaços são destinados à comercialização de produtos como hortifruti e mercearia, além de lanchonetes localizadas em uma área de convivência.