Vide
PMC , Caetité |
28/07/2014 às 19:16
Procissão para Sant'Ana em Caetité
Foto: DIV
Durante o novenário realizado pela Diocese de Caetité, que este ano teve como tema “Sob olhar de Sant’Ana somos igreja viva em missão”, uma grande programação cultural preencheu os nove dias com uma grande festa, que tem o intuito de valorizar a tradição e arte locais e de proporcionar muita diversão e alegria para toda a população. Consagrando-se como um grande festival, prestigiado por caetiteenses e que atrai também visitantes de toda região, a Festa de Sant’Ana – Caetité Cidade Feliz é realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e, nesta edição de 2014, contou com apoio da Bahia Mineração e da Renova Energia.
A Festa de Sant’Ana é conhecida por trazer atrações reconhecidas nacionalmente, além de valorizar os artistas locais. De 18 a 22 de julho, a programação deu ênfase à cultura e às tradições do município, a exemplo do Café Literário que lançou os livros de autores caetiteenses e da revista Selecta Acadêmica; as apresentações teatrais “O Segredo da Arca de Trancoso”, do Grupo Vila Vox de Salvador – BA e o “O Avarento” da Trupe Dobradores de Arte de Caetité; além da realização de leilões; Festival de Rock; apresentação de artistas locais e regionais, como violeiros das comunidades rurais e das atrações musicais Danilo Dantas, Mal de Amor, Canto de Areia, Samba de N’oca e Hilário Passos.
Durante a Festa, a Praça recebeu a já tradicional Vila das Associações, com exposições de artesanatos e participação de diversos artistas locais que animaram a charmosa Vila. O Stand da Saúde, que também sempre marca presença na festa, contou com profissionais passando orientações ao público, especialmente sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST’s, reforçando que para evitá-las é preciso se prevenir, usando sempre a camisinha. O Stand da Saúde distribuiu preservativos gratuitamente.
A festa da padroeira Senhora Sant’Ana de Caetité foi encerrada com chave de ouro no dia 26 de julho, com missa às 10 horas, procissão às 16 horas seguida da apresentação do Padre Juarez de Castro, que trouxe seu carisma, animação e fé na evangelização em nome do Senhor Jesus Cristo e uma homenagem especial à padroeira de Caetité em uma Praça repleta de fiéis. Realmente muito emocionante.
Para o Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Tião Carvalho, o evento superou expectativas e marcou uma das melhores edições. “A cada ano, buscamos melhorar a realização desta grande festa, pensando em cada detalhe carinhosamente com a finalidade de agradar a todos os caetiteenses. O sucesso da Festa de Sant’Ana deste ano revela que o modelo adotado nos últimos 6 anos tem dado certo e que, a cada ano, a cidade fica mais feliz com a festa da nossa padroeira”, avaliou o Secretário Municipal.