vide
Agecom , Salvador |
19/07/2014 às 16:42
Obras do Mercado em Cajazeiras já começaram
Foto: Agecom
O prefeito ACM Neto assinou neste sábado (19) ordem de serviço para construção do Mercado Municipal de Cajazeiras, beneficiando comerciantes que atualmente desenvolvem atividades informais na Rótula da Feirinha. Esse foi apenas o primeiro compromisso do prefeito de hoje. Ele também esteve em Castelo Branco para mais uma ação voltada ao comércio informal: a entrega da nova feira, totalmente ordenada pela Secretaria de Ordem Pública (Semop), assim como já aconteceu em outras localidades, a exemplo da Avenida Sete de Setembro.
As obras já começaram na região de Cajazeiras e a previsão é que sejam concluídas em dez meses. Com recursos próprios, a Prefeitura investirá no novo equipamento cerca de R$7 milhões. O Mercado Municipal terá uma área de aproximadamente 4 mil m² e ficará próximo ao Campo da Pronaica. Desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), autarquia vinculada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), e sob a coordenação da Semop, o projeto contempla 133 boxes com 10m² e 13 miniboxes de 4m², dispostos em dois pavimentos. Haverá, também, estacionamento para 70 vagas. Os espaços são destinados à comercialização de produtos como hortifruti e mercearia, além de lanchonetes localizadas em uma área de convivência. O mercado contará ainda com itens de acessibilidade, como piso tátil e rampas de acesso e bicicletário.
As ações fazem parte do plano de requalificação e reordenamento de ambulantes de Salvador, tendo como prioridade pontos considerados críticos da cidade. As ações foram iniciadas na Avenida Sete de Setembro, e seguem em outras áreas da cidade, pensadas e discutidas com as associações de comerciantes de cada localidade, com vistas a garantir o equilíbrio entre a atuação dos trabalhadores e a ocupação do espaço público, assim como a mobilidade e o bem-estar da população. Esse ordenamento já é realidade também em regiões como Rodoviária/Iguatemi, Sete Portas e da Feira do Japão (Liberdade).
O prefeito destacou, na oportunidade, que o Mercado Municipal dará aos comerciantes informais de Cajazeiras condições dignas de trabalho e oportunidade de incremento nas vendas. “Alguns comerciantes ocupam vias públicas não porque querem, mas porque não possuem espaços adequados para suas atividades. No meu governo, o caminho para o ordenamento não é passar o rapa e mandar todo mundo para casa. No meu governo, o caminho equipamentos como esse. Eu poderia estar lamentando não ter dinheiro para investir na cidade, mas não fui eleito para buscar desculpas ou culpados. Fui eleito para governar para nosso povo”, afirmou.
Feira de Castelo Branco – Após o ato realizado em Cajazeiras, o prefeito entregou oficialmente aos comerciantes o novo espaço para funcionamento da Feira de Castelo Branco. O comércio passa para uma rua transversal, próxima ao largo onde funcionava a antiga feira, na Rua D, s/n, 1ª Etapa, e contará com 55 barracas, correspondendo ao mesmo número de comerciantes licenciados que já atuavam na região com a venda de produtos como frutas, legumes, plantas, roupas e acessórios. A área segue o mesmo padrão adotado nas transversais da Avenida Sete de Setembro e conta com cobertura e nova iluminação.
“A travessa contará ainda com portões de acesso, que poderão ser fechados pelos comerciantes à noite, sem que eles tenham a necessidade de retirar os equipamentos no fim do dia. Esse é mais um passo para promover o crescimento econômico dos profissionais, que passam a trabalhar num ambiente com condições dignas. Demonstra, portanto, o compromisso do prefeito com o ordenamento da atividade informal em toda a cidade”, destacou a secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf, que participou, ao lado de ACM Neto, das duas ações deste sábado.