vide
A Tarde , Salvador |
11/06/2014 às 21:38
Muia gente fazendo fotos do metrô
Foto: Joá Souza
Flashes para todos os lados. Parecia festa, mas era a inauguração do metrô, 14 anos depois do início das obras. A novidade foi tanta que a muita gente decidiu fazer o trajeto Lapa-Acesso Norte na tarde desta quarta-feira, 11, só por curiosidade.
Segundo a assessoria da CCR Metrô Bahia, que administra o sistema, 4.200 passageiros utilizaram nesse primeiro dia de operação assistida. Durante essa fase, a tarifa é gratuita.
Por conta do evento de inauguração, o funcionamento do metrô foi iniciado às 13h07. A partir desta quinta-feira, 12, os trens irão rodar das 12h às 16h.
Nos dias de jogos da Copa em Salvador, porém, apenas torcedores cadastrados poderão utilizar o sistema metroviário.
A euforia de um grupo de 15 estudantes foi tão grande que um funcionário da CCR precisou dar bronca. "É a primeira vez que o metrô anda e já querem expulsar a gente!", reclamou Gabriel Pires, 15 anos.
No mesmo vagão, sentadinho e aproveitando a vista, estava o aposentado Antônio de Jesus, 68. Ele, que nunca tinha pisado em um trem, foi andando do Comércio à Lapa só para conhecer o metrô.
Nem mesmo quem estava trabalhando resistiu à tentação de tirar fotos dos trens novinhos. Natural de Araraquara, São Paulo, o mecânico Ademir Contarim registrava cada minuto de viagem.
"Lá em São Paulo a gente está acostumado com trem, mas aqui a gente ajudou a implantar o metrô", disse.
Uma parte dos usuários parecia um pouco perdida, mas funcionários da CCR distribuíam folhetos explicativos e se ofereciam para ajudar os passageiros com dúvidas.
No Campo da Pólvora, algumas pessoas olhavam para a entrada da estação com certa relutância. "Acho que vou entrar para ver como é. Será que já pode?", perguntou uma senhora para um dos seguranças.