A bicicleta é um meio de transporte bastante utilizado no México
Tasso Franco , da redação em Salvador |
26/04/2014 às 22:06
A população usa muito as EcoBici e não há depredações
Foto: BJÁ
As EcoBici da Cidade do México estão espalhadas em vários pontos da cidade e funcionam no sistema do Salvador Bike se utilizando um celular para ter acesso as vermelhinhas e brancas.
Há, ainda, um outro sistema que permite aos turistas utilizarem por 3 horas, gratuitamente, as bicis, desde que a pessoa apresente o passaporte nos postos do Ayuntamento e não se paga nada. Isso fica localizado nos bairros mas antigos da cidade e nos mais nobres, para se utilizar uma palavra bem baiana.
Nas áreas mais centrais da Cidade do México as avenidas largas que dão ao centro histório e político, a sede do Palácio Governamental, há ciclovias exclusivas para as bicis e para as bicicletas particulares.
São milhares na cidade. Os mexicanos e os colombianos são muito mais aficcionados às bicicletas do que os brasileiros, salvo algumas regiões do Brasil, onde as bicicletas predominam.
Além disso, a Cidade do México é bastante poluida por sua dimensão e uso de vários modais de transporte daí o nome de EcoBici para esse sistema alternativo de transporte, muito utilizado na cidade, não só como lazer, mas, também no uso da prestação de serviços e no transporte.
Ademais, como a gasolina custa menos de 1 dólar o litro, algo em torno de R$2,20, o uso do transporte individual por carro é muito intenso e só se táxis existem mais de 100.000 (maioria da marca Nissa) rodando freneticamente pela cidade.
Ainda assim, há um respeito enorme pelas EcoBicis e os cliclistas, não vi nenhuma pichada e tudo funciona. (TF)