Salvador

SALVADOR 465 ANOS: Dia de reza, inaugurações e shows na capital

vide
AGECOM ,  Salvador | 28/03/2014 às 18:39
Porto da Barra: local onde chegou a esquadra de Tomé de Souza, em 1549
Foto: BJÁ
No dia em que completa 465 anos, Salvador ganha parabéns do Festival da Cidade com uma programação à altura da importância histórica da data. Tudo começa às 6h, com alvorada de fogos na Barra, Itapuã, Boca do Rio, Periperi, Comércio, Boa Viagem, Ribeira, Santo Antônio Além do Carmo e Pernambués, terminando em  Pirajá, região histórica, por ter sediado momentos fundamentais da Independência da Bahia. Na Igreja do Bonfim, um ação de graças terá apresentação de coral, e um grande bolo em homenagem à cidade será servido a todos, com início previsto para as 8h30 e com a presença do prefeito ACM Neto.

Depois, serão entregues mais duas obras importantes para a cidade: a Rua Lourival Costa, em Águas Claras, às 10h30, e a Prefeitura-Bairro de Itapuã, às 12h30. À tarde, a partir das 16h, acontece a gravação do DVD da banda Cheiro de Amor, no Dique do Tototó. Em Cajazeiras X, no Campo da Pronaica, o rock do Cascadura – criado nos anos 90 – e do ex-Camisa de Vênus Marcelo Nova vai agitar o público, numa noite para gostos variados e também com a apresentação da banda de reggae Adão Negro, a partir das 19h.

Mais eventos - Esporte e música são a tônica da Caminha da Cidade, evento que vai reunir, a partir das 9h, os adeptos da malhação entre o Farol de Itapuã e o Costa Verde, onde um grande bolo homenageará a cidade. A ação é promovida pela Câmara Municipal. Já na sua 8ª edição, o evento esportivo foi transferido da Barra, onde sempre acontecia, para Itapuã. O objetivo é lembrar os 100 anos de nascimento do cantor e compositor Dorival Caymmi.

Na Ribeira, às 16h30, a cultura popular tradicional continua predominando, desta vez com um Festival de Fanfarras. Literatura, dança e teatro são a atração na Praça Cayru, na Soledade e no Rio Vermelho. Os locais receberão os repentistas Caboquinho e João Ramos, os dançarinos da "Euphorico esteve aqui" e a montagem o Compadre de Ogum, inspirado em livro homônimo de Jorge Amado, em cartaz na Igreja de Santana.

SERVIÇO

6h - Alvorada de fogos - Barra, Itapuã, Boca do Rio, Periperi, Comércio,
Boa Viagem, Ribeira, Santo Antônio Além do Carmo, Pernambués e Pirajá

9h - Caminhada da Cidade - Farol de Itapuã ao  Costa Verde

8h30 - Ação de Graças da Irmandade do Bonfim - Igreja do Bonfim

10h30 - Inauguração da Rua Lourival Costa - Águas Claras

12h - Festival de Repente - Caboquinho e João Ramos - Praça Cayru, Comércio

12h30 - Inauguração da Prefeitura-Bairro de Itapuã

16h - Cheiro de Amor e convidados - Dique do Tororó

16h30 - Festival de Fanfarras - Avenida Porto dos Tainheiros, Ribeira

17h - Dança: Eufhorico Esteve Aqui - Largo da Soledade

19h - Adão Negro, Cascadura e Marcelo Nova - Campo da Pronaica, Cajazeiras

20h - Compadre de Ogum (ingresso 1kg de alimento não-perecível) - Igreja de Santana, Rio Vermelho