Salvador

MERCADO MUNICIPAL de Serrinha vai ao chão para reformar sua estrutura

Veja informações prestadas pelo prefeito Osni Cardoso
Tasso Franco , da redação em Salvador | 26/03/2014 às 10:00
Telhado e vigas de sustentação já foram retirados do mercado
Foto: BJÁ
  O Mercado Municipal de Serrinha está no chão. Estudos técnicos encomendados pela Prefeitura mostraram que o vigamento, o teto, as paredes, toda a estrutura do prédio corria risco de desabar. O prefeito Osni Cardoso (PT) determinou que o local fosse evacuado, com a retirada dos permissionários que tinham barracas de produtos de couro, artesanato, comida, bebibas, armarinhos, etc, e vai pleitear uma verba junto ao Desenbahia para sua reforma.

  Ao BJÁ, por telefone, o prefeito admite que a situação estava bastante complicada, com risco às pessoas que trabalhavam no mercado e as centenas que frequentavam o local para compras e lazer, e pretende reformar o mercado o quanto antes. "Ainda não temos uma data para iniciar e concluiar as obras porque estou em busca de recursos do Desenbahia para financiar a obra", atesta o prefeito.

  O Mercado Municipal de Serrinha começou sua construção em 1947, na gestão do prefeito José Carneiro Filho (coronel Nenenzinho), no local onde existia o antigo tanque da Nação, aguada que abastecia a cidade nos seus primórdios, desde a época de Bernardo da Silva, que morava ao lado da Igreja Matriz e utilizava desta fonte situada nos fundos da matriz para abastecimento familiar. A obra só foi inaugurada na gestão pesedista João Barbosa Oliveira.

  Trinta anos depois de inaugurada, na administração Aluizio Carneiro, passou por sua primeira reforma e, se antes era mercado de carnes e cereais, Aluizio incorporou novas tendas de miudezas e armarinno. A sua última reforma aconteceu na gestão de Paulino Alexandre Santana (Popó), em 1999, quando foram instaladas as tendas de bebidas e comidas.

  Agora, o mercado deve passar por sua terceira reforma e as obras de destelhamento e retirada dos caibros podres já se iniciaram. Mas, ainda faltam os recursos para a reforma própriamente dita. Osni disse ao BJÁ que, por enquanto, tem os recursos assegurados para uma reforma no Mercado de Farinha e Verduras no Bairro das Abóboras.

  O mercado fica no centro da cidade e é um dos principais locais de compras populares na cidade.