Salvador

Ministro da Saúde participa de aula inaugural do Instituto Saúde UFBA

Arthur Chioro participa de aula inaugural na Ufba
Gabriel Carvalho ,  Salvador | 16/03/2014 às 13:42
O ministro Arthur Chioro participa nesta segunda-feira (17), às 10h30, da aula inaugural do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/Ufba), na sede do núcleo, no bairro do Canela, em Salvador. Chioro vai falar sobre os desafios do Sistema Nacional de Saúde.

O ISC é um dos principais centros de pesquisa do Brasil, que oferece cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado e graduação em saúde coletiva, sendo que este último totaliza cerca de 4 mil alunos por semestre.

Os cursos de mestrado e doutorado possuem 145 estudantes e os de especialização 1300. Entre os anos de 2007 e 2012, foram formados 79 mestres.


De acordo com a diretora do Instituto, Isabela Pinto, o Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva tem como objetivo desenvolver uma perspectiva inovadora de ensino integrado à pesquisa e a cooperação técnica, enfatizando a natureza interdisciplinar da Saúde Coletiva e privilegiando a integração de estudantes, pesquisadores e profissionais de distintas áreas e formação diversificada.


Ela destaca ainda a estrutura composta por programas integrados de pesquisa, ensino e cooperação técnica, envolvendo docentes, pesquisadores, técnicos e alunos de pós-graduação e graduação, em lugar dos tradicionais departamentos. Tal modelo fomenta a interdisciplinaridade, o trabalho articulado de todo o seu pessoal e estudantes, além de estimular a busca de colaboração e diálogo com profissionais de diversas unidades da UFBA e de outras instituições (organizações não-governamentais, secretarias estaduais e municipais de saúde, ministérios, organizações nacionais e internacionais na área de saúde etc.), além de outros centros de ensino e pesquisa, no Brasil e no exterior.


Principais estudos desenvolvidos


As principais linhas de pesquisa em desenvolvimento incluem: planificação, gestão e serviços de saúde; análise de situação e informação em saúde; avaliação de sistemas, programas e serviços de saúde; saúde ambiental e do trabalhador; gênero e saúde; comunidade, família e saúde; processos sócio-culturais e saúde-doença-cuidado; violência urbana e saúde; macro e micro-determinantes das doenças transmissíveis e deficiências nutricionais; epidemiologia das doenças crônicas não transmissíveis; desenvolvimento infantil e saúde mental; avaliação em atenção primária e promoção da saúde; economia da saúde e avaliação de tecnologia em saúde.


Know how internacional


Alguns centros internacionais com os quais tem se desenvolvido trabalhos cooperativos continuados incluem: New York University, Michigan State University, The Netherlands Institute for Health Sciences, Erasmus University of Rotterdam, London School of Hygiene and Tropical Medicine, e o Instituto de Salud Colectiva da Universidade de Lanus na Argentina.