Salvador

DUAs MULHERES morrem com paradas cardíacas nos circuitos do Momo

vide
SMS , da redação em Salvador | 05/03/2014 às 11:40
Passagem do Bloco Camaleão, no centro
Foto: DIV
A paciente MLR, de 49 anos, deu entrada na tarde desta terça-feira (04) no módulo de assistência à saúde instalado na Ladeira da Montanha, com baixa pulsação e frequência cardíaca reduzida. Na unidade, foi constata parada cardíaca e iniciadas as manobras de ressuscitação. Porém, o quadro evoluiu para óbito. 

A vítima, portadora de doença crônica respiratória, hepatite C e pancreatite, passou mal em casa e foi conduzida à unidade de saúde por familiares.

 Dados comprovam a resolutividade e eficiência dos serviços prestados nos módulos de assistência à saúde instalados pela Prefeitura nos circuitos do Carnaval. Dos 4.484 atendimentos realizados desde o início da folia momesca até às 6h desta terça-feira (04), foram realizadas 132 transferências para rede hospitalar para avaliação com especialista, exames radiológicos, atenção obstétrica e fraturas. Isso representa menos 3% dos casos. 

O Hospital Geral do Estado (HGE) continua sendo a principal referência para as transferências, com 42 casos, seguido pelo 5º Centro de Saúde, unidade de emergência do município, que recebeu 38 pacientes. "Isso comprova que contamos nos circuitos da folia com profissionais capacitados e infraestrutura adequada para prestação de um atendimento de excelência. O tempo resposta e a qualidade do serviço é determinante para o socorro à vida", afirma o secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves.