Luta permanente contra a criminalidade
SSP/BA , Bom Jesus da Lapa |
29/01/2014 às 16:59
Muitas drogas e armas apreendidas
Foto: SSP/BA
Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar, deflagrada para o cumprimento de mandados de prisão contra os traficantes Franclin Darleg Oliveira e João Batista Vieira e de busca e apreensão na Fazenda Jibóia, em Bom Jesus da Lapa, na terça-feira (28), resultou na apreensão de armamento e de mais de 100 quilos de drogas.
Segundo o titular da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Bom Jesus da Lapa), delegado Leonardo Soares, o material apreendido estava acondicionado em cinco galões de 50 litros, enterrados no quintal da propriedade rural. “As investigações para se chegar aos criminosos levaram cerca de seis meses”, pontuou o delegado.
Além de 63 quilos de crack, 49 de maconha e 5,5 de cocaína, foram apreendidos na fazenda três pistolas 9mm e calibre 380, um revólver calibre 38, duas espingarda, uma calibre 12 e outra de ar comprimido, duas carabinas calibre 22, 12 carregadores, farta munição, sete rádios comunicadores e R$ 28 mil.
Dois veículos também foram encontrados no local: uma motocicleta Honda Bros NXR, placa OUH-1535, e um automóvel Polo preto, placa DIE-9504. João Batista, Franclin e outro comparsa, que faziam a guarda das drogas e armas, atiraram quando perceberam a chegada dos policiais. No revide, João Batista e o bandido ainda não identificado foram feridos e, embora socorridos para um hospital de Bom Jesus da Lapa, não resistiram.
Franclin, que conseguiu fugir do cerco depois de trocar tiros com os policiais, foi preso, nesta quarta-feira (29), ao se apresentar na sede da Coorpin/Bom Jesus da Lapa. Pertencente à quadrilha do traficante Francileno de Jesus Nunes, o “Su”, recolhido no presídio da Mata Escura, em Salvador, ficará custodiado na carceragem daquela unidade policial, à disposição da Justiça.
Participaram da operação, além da 24ª Coorpin, equipes da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Semiárido), que contaram com o apoio do Serviço de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O material apreendido seguiu para exames periciais, no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Incineração
Mais de duas toneladas de drogas, entre maconha, crack e cocaína, apreendidas em operações do Departamento de Narcóticos (Denarc) e da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), de Feira de Santana, no ano de 2013, e da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), entre os anos de 2011 e 2012, foram incineradas, na manhã desta quarta-feira (29), em cumprimento a uma determinação judicial.
Mais de 100 quilos de cocaína, 30 quilos de crack e duas toneladas de maconha, além de 23 ampolas de lança-perfume e 12 mil comprimidos de inibidores de apetite, foram destruídos no alto forno de uma indústria siderúrgica, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
A operação contou com a presença de representantes do Ministério Público, do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da própria Polícia Civil/Denarc, responsável pela condução do material até o local de incineração. O promotor de Justiça da Comarca de Camaçari, Ricardo Assis de Andrade, o diretor do Denarc, delegado André Viana, e o titular da DTE/Feira, Matheus Souza Lima, também estiveram no local.