Quadrilha de traficantes agia em Lauro de Freitas
SSP/BA , Lauro de Freitas |
23/01/2014 às 16:36
Quatro elementos foram presos em Lauro
Foto: SSP
O Departamento de Narcóticos (Denarc) deflagrou, no início desta semana, a Operação Praiana, para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão, em Salvador e também em Lauro de Freitas e na Ilha de Itaparica, visando a desarticular uma quadrilha de traficantes com atuação na localidade de Vila Praiana, em Lauro de Freitas. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e quatro bandidos estão presos, dentre eles Émerson Cosme Anjos dos Santos, o “Miminho” ou “Rato”, o líder da facção criminosa.
Miminho, preso na segunda-feira (20), em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, num condomínio na Avenida Octávio Mangabeira, em Itapuã, de posse de uma pistola calibre 380, foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e encaminhado à Cadeia Pública, no bairro da Mata Escura.
Dois dos seus comparsas, José Leonardo Lima Oliveira, o “Léo” ou “Loló”, e Rafael da Silva Lima, “Dentão” ou “Dente”, foram presos, na terça-feira (21), na Vila Praiana. Já Gilmar Júnior Anunciação da Rocha, “Zói” ou “Má”, gerente da quadrilha, foi capturado, desde a sexta-feira passada (17), na região do Tabaréu, em Itaparica.
Segundo o delegado do Denarc, Pedro Andrade, que coordenou a ação, todos os mandados cumpridos durante a operação foram expedidos pela Vara Crime de Lauro de Freitas. “A polícia já identificou outros integrantes da quadrilha, que estão sendo procurados”, acrescentou.
“Suvaco de Cobra”
A traficante Gleiciana Dias dos Santos, 20 anos, foi flagrada, na última sexta-feira (17), com 26 pedras de crack, por investigadores da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Juazeiro), dentro do mercadinho “Suvaco de Cobra”, no bairro Malhada da Areia. Ali, os policiais também apreenderam 25 carteiras de cigarros contrabandeados do Paraguai, duas caixas de Citrato de Sildenafila, seis comprimidos de Pramil, uma caixa de Meracilina e seis aparelhos de telefone celular.
Conduzida à Coorpin/Juazeiro, Gleiciana disse à delegada plantonista Anna Karina Tenório que vendia cada pedra de crack por R$ 10 para sobreviver. Todo o material apreendido foi encaminhado para exames periciais e a traficante, autuada em flagrante, já se encontra no Presídio de Juazeiro, à disposição da Justiça.
Um adolescente de 17 anos, que tomava conta do mercadinho “Suvaco de Cobra” foi apreendido e encaminhado ao Ministério Público (MP), para adoção de medidas sócioeducativas. O garoto é neto de Belarmino Pereira, 59, proprietário do estabelecimento comercial, preso no dia 9 de janeiro, pela mesma equipe de investigadores que flagrou Gleiciana com as drogas.
Belarmino e a companheira Maria Matias Pereira, 60, guardavam 13 pedras de crack prontas para comercialização, 18 frascos do veneno conhecido como chumbinho e 105 maços de cigarro, da marca US. O casal foi autuado por tráfico e também está custodiado no Presídio de Juazeiro.