Os funcionários da Secretaria da Saúde do Estado vão protestar durante a Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira, 16. A manifestação será liderada pelo sindicato da categoria, o Sindsaúde, cobrando do governo Wagner o pagamento da URV e o reajuste salarial dos trabalhadores, numa ação unificada de todo o funcionalismo público estadual.
Eles deverão levar faixas e cartazes para reagir à indefinição da administração petista quanto ao início das negociações da Campanha Salarial 2014, pois a data base dos servidores é 1º de janeiro. Além disso, o governador ainda não se posicionou a respeito do pagamento da URV, direito garantido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O pessoal da área de saúde teve esse benefício reconhecido também pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.
Além disso, o Sindsaúde luta por bandeiras como a não privatização do Hospital Manoel Victorino, a defesa do SUS e a valorização dos trabalhadores. Segundo a diretoria da entidade um número significativo de funcionários passou a receber o salário base abaixo do novo mínimo anunciado para 2014 (R$ 724).
Ainda de acordo o sindicato, Wagner sempre criticou os governos anteriores por permitir que os servidores ganhassem abaixo do mínimo: “Ele se comprometeu que isso nunca iria acontecer no seu mandato, mas está acontecendo”.