Salvador

ORDEM NA CASA: Mototaxistas e motofretistas de Itabuna no pré-cadastro

vide
Ailton Silva , Itabuna | 06/01/2014 às 20:49
Boa estrutura para atendimento dos profissionais
Foto: Wilson Oliveira
A Secretaria de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Itabuna iniciou hoje, no bairro Lomanto Júnior, pelos veículos de placa final um, o pré-cadastro das pessoas que trabalham como mototaxistas e motofretistas no município e que serão beneficiadas com a regulamentação da profissão. Nesta terça-feira será a vez daqueles que possuem motos cuja numeração final da placa é dois.

O pré-cadastro dos mototaxistas e motofretistas prossegue até sexta-feira, 10, com atendimento sempre das 8h30min às 12 e das 14 às 17h30min na sede da Settran. O secretário Clodovil Soares faz um apelo aos operadores de mototáxis e motofretes para que não deixem de comparecer à Settran para o processo de regularização, não importando em que situação esteja.  

O secretário explica que o momento não é de coerção, mas é o início de um procedimento para que o serviço através de motos seja prestado com qualidade e segurança não somente aos trabalhadores, mas também aos usuários. Clodovil ressalta que todos que atuam como mototaxistas no transporte de passageiros e motofretistas na entrega de documentos e alimentos devem fazer o pré-cadastro. “Devem perder o receio porque não estamos aqui para perseguir ninguém, mas para oferecer a chance de regularização”, destaca o Clodovil Soares.
                       
Aprovado
O presidente do Sindicato dos Mototaxistas e Motociclistas do Sul da Bahia (Sindimoto), Lomanto Lacerda, chama a atenção dos trabalhadores para a importância do processo de reconhecimento da profissão, um sonho antiga da categoria, seja concluído. Ele lembra que a regulamentação da profissão foi resultado uma de luta de quase 15 anos. “O prefeito Vane teve a sensibilidade de sancionar a lei que beneficiará milhares de trabalhadores”, reconhece Lacerda.

            O presidente do Sindimoto afirma que, com a regulamentação, o profissional ganhará respeito da sociedade. “Ele será facialmente diferenciado daquelas pessoas que são simples motoqueiros e que atuam sem muita responsabilidade. O usuário também será beneficiado porque terá mais segurança ao usar o serviço de um profissional qualificado”, observa.
            Para o diretor da Associação do Mototaxistas e Motociclistas de Itabuna, Rosilvado Bispo dos Santos, o início da regulamentação é uma grande vitória para os trabalhadores.  Ele acredita que a categoria deixará de ser marginalizada. “Muitas coisas erradas que acontecem hoje na cidade, envolvendo motoqueiros, são apontadas como de responsabilidade dos mototaxistas”, conta Rosivaldo Bispo. “Com o registro da Settran, isso vai acabar”, conclui.