vide
Sara Gomes , Salvador |
02/01/2014 às 13:06
Com o tema “Com os santos reis contemplamos e adoramos o Menino Jesus”, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Lapinha, realiza nos dias 3, 4 e 5 de janeiro um tríduo preparatório para a Festa de Reis. Nos dois primeiros dias os fiéis se reúnem às 19h30. Já no dia 5 os devotos participam de uma Missa às 7h30 e de batizados às 9h30. Às 18h será celebrada a Missa festiva, seguida das apresentações dos Ternos de Reis na praça em frente à Matriz.
De acordo com o pároco da Lapinha, padre Denivaldo dos Santos, a celebração da Epifania marca a manifestação de Jesus. “É a festa da manifestação do Senhor. Ela celebra a visita dos Reis Magos ao presépio. Os reis eram sábios do Oriente, pertenciam a uma casta sacerdotal persa, eram dedicados ao estudo da astrologia e às suas práticas. Por isso se deixaram guiar pela estrela que os conduziu até o local onde Jesus nasceu”, conta.
Os reis Gaspar, Melchior e Baltasar levaram a Jesus recém-nascido ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Tais presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus.
A intenção dos evangelistas ao mostrar os magos vindos do Oriente foi ensinar que o Cristo veio não apenas para o povo de Israel, mas para todos os povos e nações do mundo. A festa popular foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e até os dias atuais é tradição em regiões como o Nordeste, São Paulo e Minas Gerais.