Com o tema Navegando no mar da esperança, jovens tornam-se discípulos do Bom Jesus, fiéis da Arquidiocese de Salvador participam da festa em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes. Os festejos terão início no dia 27, quando acontecerá uma alvorada às 5h; Missa às 7h30; lavagem do adro da Igreja às 9h; vistoria da galeota Gratidão do Povo pela Capitania dos Portos às 10h; hasteamento da bandeira às 11h e Missa em homenagem aos barraqueiros da Boa Viagem às 19h.
Entre os dias 28 e 30 será realizado um tríduo, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Praça Adriano Gordilho, s/n, Boa Viagem), sempre às 20h. No dia 31 de dezembro, às 12h, os devotos acompanham a descida da galeota, e às 15h30 o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, celebra a Missa do embarque da imagem de Bom Jesus dos Navegantes. Em seguida Dom Murilo participa da procissão marítima que leva a imagem até o cais do porto, onde Bom Jesus encontra a imagem de Nossa Senhora da Conceição e, juntas, seguem até a Basílica Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Praia.
No dia seguinte, 1º de janeiro, haverá Missa na Basílica às 8h, presidida por Dom Murilo. Às 10h os fiéis acompanham a saída da imagem até o píer da Capitania dos Portos, onde acontece o embarque. A tradicional procissão marítima, ponto alto dos festejos, passará pelo Porto da Barra, Cais do Porto e Forte de Monte Serrat de onde seguirá até a Praia da Boa Viagem.
De acordo com o presidente do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem, Expedito Sacramento, a devoção – iniciada em 1750 - busca fortalecer a fé e a esperança. “Essa festa foi, inicialmente, instituída pelos capitães, que no dia 31 agradeciam pelo ano que se despedia e no dia 1º pediam graças e bênçãos a Bom Jesus dos Navegantes para o ano que estava iniciando. Fazemos, assim, um pedido de proteção ao Bom Jesus”, afirma.