ACM Neto entregou chaves, acompanhou mudanças e destruição de barracos
Secom , da redação em Salvador |
21/12/2013 às 14:09
Prefeito ACM Neto entrega moradria na Portelinha
Foto: Max Haack
"Esse é o momento mais tocantes desse nosso primeiro ano de gestão". Emocionado, assim o prefeito ACM Neto resumiu o sentimento de ter resolvido um dos mais antigos problemas sociais da região de Cajazeiras: a invasão na comunidade da Portelinha, em Fazenda Grande II. Hoje, 232 famílias que viviam em condições indignas na localidade foram removidas para apartamentos novinhos do programa Minha Casa, Minha Vida no Loteamento Fazenda Grande 15A. E todos os barracos antigos estão sendo demolidos pela Prefeitura.
O conjunto habitacional onde ficam os apartamentos está localizado na Estrada do Matadouro, entre Águas Claras e Cajazeiras V. A Prefeitura fez toda a mudança dos moradores, numa operação comandada pelo próprio ACM Neto, ao lado do secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana. "Agora, essas famílias não vão precisar mais ter medo da chuva, não vão mais precisar conviver com a lama, nem com a falta de esgotamento sanitário. Assumi o compromisso de tirar vocês daqui e estou cumprindo, com o apoio da Caixa Econômica Federal, que tem sido parceira da Prefeitura no Minha Casa, Minha Vida", afirmou Neto.
A solenidade contou com a presença do gerente regional da Caixa, Ancelmo Cunha, do vice-presidente de Pessoa Jurídica da instituição, Geddel Vieira Lima, da vice-prefeita Célia Sacramento e dos deputados federais Jutahy Júnior e Lúcio Vieira Lima, entre outras autoridades, políticos e colaboradores da Prefeitura. "O prefeito ACM Neto e o secretário Paulo Fontana estão empenhados em realizar iniciativas como essa, em ampliar o Minha Casa, Minha Vida em Salvador. E podem contar sempre com a Caixa. Considere o banco uma extensão de seu gabinete prefeito", discursou o gerente regional da instituição financeira.
Paulo Fontana afirmou que a Prefeitura pretende apresentar um projeto para que o terreno onde ficavam os barracos da Portelinha seja aproveitado para a construção de um empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida. O terreno pertence ao governo do estado. "Para que não se faça uma nova invasão aqui, vamos começar a urbanizar o local e colocar tapumes depois de derrubar tudo", salientou.
As famílias que viviam na Portelinha ocupavam barracos à beira no canal que passa pelo bairro da Fazenda Grande II. Os cidadãos foram inscritos no programa federal e o sorteio dos apartamentos aconteceu em julho deste ano. De acordo com Paulo Fontana, a Prefeitura fez ainda a ligação de água e energia elétrica no Loteamento Fazenda Grande 15A. “Estamos trabalhando para oferecer moradias dignas e seguras aos cidadãos”, destacou Fontana.
Inscrições - As inscrições para o programa Minha Casa, Minha Vida continuam abertas através da Internet, pelo site www.casavida.salvador.ba.gov.br. Quem preferir, pode comparecer à sede da Sindec, na Avenida Vale dos Barris, 125, ao lado da Transalvador, ou ligar para o telefone (71) 3173-8700. Tem direito a se inscrever no Minha Casa, Minha Vida todo cidadão que tenha renda familiar entre zero e R$ 1.600. De acordo com a portaria federal, têm prioridade mulheres chefes de família, quem vive em área com risco geológico ou insalubridade e pessoas deficientes.