Funcionários públicos estaduais realizam nesta terça-feira, 17, às 9 horas, no Centro Administrativo da Bahia, um Dia Estadual de Luta pelo pagamento da URV. Convocado pela Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), a manifestação objetiva pressionar o governo a pagar a diferença da URV, direito garantido aos funcionários públicos por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA). A concentração será na Governadoria com passeata até a Assembleia Legislativa.
As entidades querem que o Estado elabore um cronograma de pagamento do passivo do benefício e incorporação do percentual de até 11,98% referentes às perdas ocorridas na fase de conversão da moeda, em 1994.
Alguns sindicatos já entraram na com ações judiciais em favor de seus associados, estando a do Sindsaúde em fase de execução. Essa luta começou em 2004, com a primeira vitória obtida em 2007 na 7ª Vara da Fazenda Pública. Em dia 26 de setembro de 2013, por maioria, os desembargadores do TJ-BA decidiram extinguir a ação rescisória de autoria do governo do estado, mantendo a sentença que determina o pagamento da URV à categoria.