Salvador

Ligação asfáltica entre Itaberaba e Ruy Barbosa fica pronta em janeiro

Vide
PMI , ITABERABA | 07/12/2013 às 21:15
Vice governador Otto Alencar com o prefeito de Itaberaba e demais autoridades
Foto: DIV
O vice-governador e secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Otto Alencar, garantiu hoje (6) que as obras de recuperação, ampliação e asfaltamento da estrada que liga Itaberaba a Ruy Barbosa estão praticamente prontas e que ela será inaugurada no próximo mês de janeiro. Segundo ele, a data ainda será marcada com o governador Jaques Wagner, que também virá para a entrega da importante rodovia na Chapada Diamantina.
 
A informação foi prestada em primeira mão por Alencar durante entrevista ao programa de rádio “Conversa Franca” – veiculado das 13 às 13h30 - na Diamantina FM. “Consegui junto ao Banco Mundial a verba que viabilizou essa importante obra para os moradores de Itaberaba, Ruy Barbosa e demais municípios da Chapada Diamantina. Era um compromisso que agora estou cumprindo. Vou batalhar para trazer mais obras para a região, a exemplo da estrada Itaberaba a Iaçu”, afirmou Otto Alencar. Ele confirmou, ainda, estar certa sua participação na chapa liderada pelo PT como candidato a Senador.
 
“A parceria com Otto Alencar demonstra o prestígio do município junto ao governo Jaques Wagner. Nosso trabalho conjunto com o Estado é importante para a conquista de mais obras para Itaberaba. Como secretário estadual de Infraestrutura Otto Alencar está nos auxiliando a concretizarmos projetos que beneficiarão toda a zona rural e também a cidade. Esta é uma união forte que temos com o governo do Estado e que deverá continuar a render bons frutos nesta minha segunda administração como prefeito,” afirmou João Filho.

 
Em julho, o vice-governador esteve em Itaberaba onde informou que o pleito do Prefeito João Filho para o asfaltamento da estrada que liga Itaberaba a Iaçu deverá entrar no orçamento de 2014 do Estado e irá contribuir para a melhoria da trafegabilidade de veículos na região. Após o encontro no gabinete da Prefeitura, Otto Alencar convidou João Filho a lhe acompanhar na inspeção das obras de ampliação e asfaltamento da estrada que liga Itaberaba a Ruy Barbosa, cidade natal do vice-governador.
 
Acompanhados de engenheiros do Derba, eles vistoriaram diversos pontos da estrada. “Sempre fiscalizo as obras em andamento nas estradas baianas. Essa ligação tem 35 quilômetros de extensão e para acelerar seu andamento a obra foi dividida em dois trechos – um com 16 km e o outro com 19 km. O investimento é de R$ 23 milhões”, informou Otto Alencar.
 
Atuação elogiada - Ele elogiou a atuação do prefeito em Itaberaba. “João Filho está realizando uma ótima gestão. Trata-se de uma liderança nova na região, o que lhe permitirá disputar uma cadeira de deputado estadual ou mesmo federal ao final deste seu segundo mandato em Itaberaba”, afirmou.
 
Segundo ele, o governo do Estado já investiu R$ 780 milhões na construção e reforma de pontes e estradas. Até o momento foram feitos 7.500 km de estradas novas e a previsão é de mais 1.600 km até o final de 2014.
 
Promessa cumprida – Durante a campanha de reeleição do prefeito João Filho, o então governador em exercício prometeu o asfaltamento da estrada que liga as duas cidades. “Vamos asfaltar a estrada que liga Itaberaba a Ruy Barbosa e adianto que a licitação da obra deve sair ainda este ano (2012). Trata-se de uma obra muito importante porque vai beneficiar, principalmente, os moradores da zona rural, que poderão escoar a produção com mais facilidade e segurança”, destacou ele durante comício realizado no dia 29 de setembro, no povoado de Santa Quitéria, na zona rural de Itaberaba.
 
Segundo Otto Alencar, Itaberaba é a cidade pólo de toda a Chapada Diamantina e por isso tem que receber obras de vulto, principalmente grandes indústrias, que gerem muitos empregos e contribuam para o aumento da renda da população.